São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBGE vai criar modelo único para todo o país

DA SUCURSAL DO RIO

Para acabar com as suspeitas e a falta de padrão nas estatísticas de criminalidade nos Estados, o IBGE anunciou ontem que realizará, em convênio com o Ministério da Justiça, levantamento nas secretarias estaduais de segurança para implementar um modelo único de registro de crimes no país.
Na primeira fase, que começa já neste ano, os técnicos do IBGE e da Secretaria Nacional de Segurança Pública levantarão informações em cada secretaria estadual para propor procedimentos padrões.
A falta de padrões únicos que permitem comparação entre Estados é uma das principais queixas de pesquisadores da área de segurança e de secretários e governadores.
Além disso, o instituto prevê realizar, no ano que vem ou em 2004, uma pesquisa nacional sobre segurança pública.
O convênio ainda prevê a realização de um curso para capacitar policiais e técnicos envolvidos na coleta e na análise das estatísticas de criminalidade.
"A homogeneização na coleta e na classificação dos indicadores é fundamental. Só podemos fazer análises de curvas e tendências se tivermos dados realmente comparáveis. Hoje, não sabemos como alguns Estados coletam os dados", disse Julita Lemgruber, da Universidade Candido Mendes.



Texto Anterior: Rio: Crescem mortes em confronto com a polícia
Próximo Texto: Crime organizado: Promotoria denúncia cúpula do PCC por formação de quadrilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.