São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SEGURANÇA PÚBLICA
Obras em 6 cadeias e delegacias da região de Ribeirão serão investigadas
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo investiga o superfaturamento de obras em cadeias e delegacias de Cravinhos, Taiúva, Nuporanga e Jaborandi. As quatro cidades, ao lado de Guará e Cajuru, onde a Justiça acatou denúncia da promotoria, estão entre as 118 do Estado que teriam recebido US$ 100 milhões de 1990 a 91 para obras nunca feitas.
Um prédio começou a ser erguido para a delegacia de Taiúva em 1991, mas a obra ficou no alicerce. Em 1995, o delegado da cidade, Carlos Alberto Lopes Martins, pediu uma reforma de emergência. O pedido foi negado porque, segundo a secretaria, a nova cadeia estaria pronta.
Em Cravinhos, segundo o delegado Eduardo José Vendramel, 35, a cadeia foi desativada em 1977 e não voltou a funcionar. A polícia diz que o prédio onde estava a cadeia foi reformado em 1992. Vendramel, porém, disse desconhecer o valor da reforma, porque foi feita pelo extinto Deplan (Departamento de Administração da Polícia).
Em Jaborandi, a cadeia foi desativada, e o prédio nunca foi reformado pelo Estado. Para o delegado à época, Antonio Alicio Simões Júnior, deve haver irregularidade. "A empresa que ganhou a licitação consertou o telhado e não voltou mais", disse.
Em Nuporanga, o delegado da cidade não foi achado. Segundo funcionários da cadeia, o prédio da delegacia foi reformado em 1995. Segundo a promotoria, as verbas liberadas deveriam ser usadas até 94. Mas a cadeia foi desativada na década de 70 e nunca mais voltou a funcionar.
O diretor da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, Rui Estanislau Silveira Mello, disse que os delegados poderão ser demitidos ou terem a aposentadoria cassada. A secretaria foi procurada, mas não se pronunciou. (DA FOLHA RIBEIRÃO E DA FOLHA CAMPINAS)


Texto Anterior: Desempregado confessa morte em roleta-russa
Próximo Texto: Chacina deixa 3 irmãos mortos e primo ferido
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.