São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTA DO PEÃO

Recurso auxiliará sistema de segurança em Barretos (interior de SP)

Circuito de TV irá monitorar evento

ANGELO SASTRE
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA RIBEIRÃO

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (424 km de São Paulo) começa hoje contando com um monitoramento por circuito fechado de televisão no Parque do Peão, recinto onde é realizado o evento, que vai até o dia 25.
Essa será a primeira vez que o local terá esse recurso. No total serão instaladas 12 câmeras para cobrir uma área de 1,3 milhão de m2.
O monitoramento irá auxiliar o serviço de segurança interno e de atendimento médico e a organização do evento.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, em 2001, o volume de furtos -principal ocorrência registrada durante a festa- cresceu até 206% no município no mês de agosto (período em que é realizado o evento) em relação aos outros meses do ano.
Desde a inauguração do Parque do Peão, em 1985, o caso mais grave registrado no interior do recinto foi uma morte, na festa de 1999.
Segundo Arthur de Azevedo, diretor da empresa responsável pela instalação do sistema, cada câmera possui uma mobilidade de 360 graus e um zoom (aproximação do foco da imagem) de até 800 m.
Ele afirma que os aparelhos estão sendo colocados em pontos estratégicos. "As câmeras estarão ligadas a uma central, que terá um monitor para cada aparelho, e estarão em funcionamento o tempo todo. Tudo que ocorrer na festa será gravado e estará disponível para a organização", diz.
Segundo Azevedo, o sistema que está sendo implantado na festa de Barretos é o mesmo utilizado pela Liga das Escolas de Samba do Rio nos desfiles de Carnaval.
O presidente do clube Os Independentes, Carlos Emílio dos Santos, o Cacá, diz que o monitoramento visa garantir uma maior tranquilidade aos visitantes.
Além do serviço de vigilância eletrônica, o clube terá uma equipe de cerca de 700 seguranças particulares no parque.
O policiamento em Barretos será reforçado a partir de hoje.
As polícias Militar e Rodoviária receberam o apoio de membros de cidades da região e de São Paulo para auxiliarem no trabalho de prevenção e fiscalização.
De acordo com o tenente José Alves Bonfim, comandante da Polícia Rodoviária de Barretos, o efetivo deve dobrar durante a realização do evento. Ele disse que, nos dez dias da festa, o número de acidentes equivale à média registrada em um mês. "Os maiores problemas são excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas."


Texto Anterior: Educação: Estudantes invadem reitoria da Unesp
Próximo Texto: Polícia fora da lei: PM podia ter antecipado ação de Sorocaba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.