UOL


São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jovem é indiciada por e-mail sobre ameaças do PCC

DA REPORTAGEM LOCAL

Por causa de um e-mail divulgando uma suposta ameaça de que o PCC (Primeiro Comando da Capital) explodiria 20 quilos de dinamite em um shopping center de São Paulo, uma estudante de 20 anos foi indiciada e poderá pegar até quatro anos de cadeia.
Na última quarta-feira, seu pai, que também acabou indiciado, ouviu na empresa em que trabalha um boato de que o PCC utilizaria a dinamite roubada recentemente para um "grande desastre", como dizia a mensagem. Ele contou a sua filha, que resolveu alertar seus amigos.
"Podem ser só comentários e nada acontecer...Mas já que recebi essa informação, prefiro não arriscar!", afirmava a mensagem. Uma observação final pedia para o destinatário repassar o e-mail.
A mensagem chegou a empresas, bancos e até a Secretaria de Segurança Pública. A delegacia de crimes eletrônicos do Deic rastreou as mensagens e descobriu que a estudante teria começado a corrente. "Ela diz que só queria alertar, que não teve maldade", disse o delegado Arlindo José Negrão Vaz. Ela e seu pai responderão em liberdade por incitação ao crime (três a seis meses de detenção) e pela Lei de Segurança Nacional (um a quatro anos).
De acordo com o delegado, qualquer pessoa que crie e envie mensagens com boatos que causem "grande comoção social" pode ser indiciada. "Não dá para a gente indiciar todos que repassaram a mensagem, mas apenas quem criou", disse ele.


Texto Anterior: Violência: Mãe e filha são encontradas mortas em casa
Próximo Texto: Saúde: Campanha vai estimular doação de órgãos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.