São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Um de cada 288 motoristas serão suspensos

da Reportagem Local

A cada grupo de 288 motoristas de São Paulo, um deverá ter a carteira de habilitação suspensa a partir de 99. O Estado responde por quase 80% das suspensões de motoristas por 20 pontos que ficaram para 99 em todo o Brasil.
As suspensões foram adiadas em São Paulo porque o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) priorizou a elaboração das novas carteiras que farão parte do Registro Nacional de Habilitação, com validade para todos os Estados.
Estimativa do órgão revela que 40 mil infratores já poderiam estar com a carteira de habilitação suspensa. As próximas listas incluirão pela primeira vez as multas aplicadas pelos fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pelos equipamentos de fiscalização eletrônica.
O Detran de São Paulo publicou quatro listas com o nome de motoristas que tiveram a carteira suspensa ao completar os 20 pontos previstos no Código de Trânsito Brasileiro desde 22 de maio, quando a contagem começou a vigorar.
Ao todo, 717 motoristas foram notificados para entregar a habilitação. Mas cerca de 25% desse total teve a punição suspensa após ter o recurso de defesa aceito pelo Detran.
Todas as suspensões impostas no Estado foram decorrentes de multas aplicadas pela Polícia Militar e nas estradas.
O assessor da direção do Detran, José Almeida Sobrinho, afirmou que a decisão de adiar as suspensões foi tomada depois que a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) informou que não teria capacidade para atualizar o banco de dados com o nome de todos os motoristas do Estado e ainda continuar fazendo ao mesmo tempo a contagem dos pontos.
Segundo Sobrinho, o excesso de velocidade lidera o ranking das infrações cometidas pelos 40 mil motoristas que atingiram os 20 pontos no Estado.
Só na capital, foram 510 mil autuações do tipo de janeiro até outubro deste ano.
(GONZALO NAVARRETE)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.