São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Estado tem 92 com 20 pontos

da Agência Folha, em Belo Horizonte

O Detran-MG já tem o nome de 92 motoristas cujos prontuários ultrapassaram 20 pontos desde maio deste ano, quando começou a ser feita a pontuação dos infratores no trânsito.
Desses motoristas, 30 estão sendo processados e podem ter a carteira suspensa. Apenas um processo já foi encerrado e, nos próximos dias, o réu deve ser condenado a dois meses de suspensão pelo diretor do Detran.
Segundo a delegada-adjunta de Habilitação e Controle do Condutor, Kátia Ferreira da Silva, há apenas uma mulher entre os 92 motoristas que estão na mira do Detran-MG. A maioria dos infratores com mais de 20 pontos reside no interior e suas infrações mais comuns são dirigir sob efeito de álcool, guiar motocicleta sem capacete ou dar cavalo-de-pau.
A delegada explica que a principal causa da inexistência até o momento de suspensões por causa do excesso de pontos é o "amplo direito de defesa" previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Com a implantação do novo Código de Trânsito em janeiro passado, os acidentes em Belo Horizonte sofreram uma queda acentuada no mês seguinte, mas voltaram a crescer desde março. Em agosto, a Delegacia de Acidentes de Veículos de Belo Horizonte registrou 962 acidentes com vítimas, contra 1.064 no mesmo mês de 97.
(CARLOS HENRIQUE SANTIAGO)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.