São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Multa da prefeitura carioca ainda não conta

da Redação e da Sucursal do Rio

No Rio, a situação é semelhante à de São Paulo. Os pontos das autuações feitas por fiscais da Prefeitura do Rio ainda não foram somados nos prontuários dos motoristas fluminenses porque a administração municipal ainda não estabeleceu convênio com o Detran.
Em todo o Estado, cerca de 10 mil motoristas estão recebendo agora a notificação de que ultrapassaram os 20 pontos e podem ter a habilitação suspensa.
O prazo para recurso desses motoristas, segundo a assessoria de imprensa do Detran do Rio, vence no fim do mês de dezembro. O Estado do Rio tem, ao todo, 3,5 milhões de motoristas habilitados.
Os pontos computados são referentes a autuações feitas pela Polícia Rodoviária e por fiscais de prefeituras do interior do Estado Äa maioria já estabeleceu o convênio necessário para contar os pontos das multas aplicadas.
O presidente do Detran-RJ, tenente-coronel José Maurício Garcia, afirma que as suspensões deverão começar apenas em janeiro, pois a maioria dos autuados entrou com recurso na Justiça.
Garcia acredita que apenas 60% dos infratores cheguem a ter a carteira suspensa. Os demais, ele acredita, conseguirão provar que as multas são indevidas.
Um levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito do Rio concluiu que, de janeiro para cá, o número de acidentes na cidade caiu 40%. A porcentagem foi obtida com a comparação de dados entre hospitais, delegacias e outros órgãos que acabam envolvidos em ocorrências de trânsito.
Não há ainda o total mês a mês de acidentes na cidade.
As multas, entretanto, vêm aumentando progressivamente desde o início do ano. Das 400 mil multas aplicadas em 1998 na cidade do Rio de Janeiro, as mais comuns foram por estacionamento irregular, avanço de sinal e falta do cinto de segurança.
Nas principais rodovias estaduais, o número de multas diminuiu, como resultado das barreiras eletrônicas que passaram a vigorar desde abril.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.