São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
Segundo o Detran, infratores do Estado serão apenas notificados na primeira vez que atingirem o limite
Pará descarta suspensão aos 20 pontos

da Agência Folha

O superintendente-adjunto do Detran do Pará, Célio Jorge Corrêa, disse que os motoristas que completarem 20 pontos de infração no Estado serão apenas notificados na primeira vez. "Queremos antes de tudo conscientizar as pessoas", afirmou.
Por causa de problemas no sistema de informática, o Detran só começou a contabilizar os pontos das multas em 1º de novembro.
Além disso, em Belém, os três órgãos envolvidos na fiscalização dos motoristas -CTBel (Companhia de Trânsito de Belém), Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Polícia Militar- negociam para ver quem é responsável por multar cada infração.
Em julho, a PM parou de aplicar multas porque não estariam sendo feitos os repasses. A situação só se normalizou depois de algumas reuniões.
"As negociações continuam, mas já dividimos com a prefeitura as responsabilidades. O problema é que a CTBel não tem pessoal suficiente", disse o superintendente-adjunto Corrêa.

RS
No Rio Grande do Sul, o Detran enviou notificação de abertura de processo administrativo a 218 motoristas que já atingiram 20 pontos.
Desses, 90% são homens. Os infratores têm idade média de 41 anos. A infração mais frequente é trafegar sem o licenciamento do carro (142 ocorrências).
A cidade que apresentou o maior número de motoristas que deverão ter suspenso o direito de dirigir foi Porto Alegre, com 35 pessoas. A Assembléia Legislativa gaúcha aprovou anteontem projeto do deputado Beto Albuquerque (PSB) que estabelece a municipalização dos serviços de inspeção veicular no Estado.

PE
O Detran de Pernambuco vai suspender a Carteira Nacional de Habilitação de 651 motoristas que somaram mais de 20 pontos.
Segundo o diretor do órgão no Estado, Sebastião Pereira Lima, a suspensão pode variar de um mês a um ano, dependendo do tipo de infração cometida -e não em razão da quantidade de pontos acumulados. Os motoristas estão sendo convocados em grupos de 50 por semana para comparecer ao Detran.

SC
O Detran de Santa Catarina nem sequer sabe quantos e quais são os motoristas que já completaram 20 pontos no Estado.
"É que estamos com problemas técnicos na área de informática e ainda não temos condições de somar os pontos acumulados por motorista infrator", explicou o diretor do órgão, Mauro Dutra.
De acordo com Dutra, na próxima semana, o primeiro relatório de pontuação estará disponível e os motoristas infratores começarão a ter suspensas suas carteiras de habilitação.

MS
Apesar de 500 motoristas terem ultrapassado o limite de 20 pontos em infrações de trânsito, nenhum deles teve a carteira de habilitação suspensa no Mato Grosso do Sul.
O Detran do Estado começou a notificar na semana passada os motoristas com mais de 20 pontos, que terão um prazo inicial de 30 dias para apresentar defesa. Em todo o Estado, há 350 mil motoristas.
A presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Maria Graça, disse que ainda não houve suspensão de carteiras porque o Detran está cumprindo "todos os prazos" de oferecimento de defesa ao motorista.
Mesmo sem punições mais severas, o trânsito no Estado melhorou. De janeiro a agosto, 168 pessoas morreram em acidentes de trânsito, contra 241 nos oito primeiros meses de 97, uma redução de 28% em mortes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.