São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deficientes terão rede na Internet

da Reportagem Local

Vinte e duas organizações públicas e não-governamentais lançam hoje uma rede de informações sobre deficiências pela Internet.
A rede é coordenada pela ONG Sorri-Brasil e tem o apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e da Secretaria Nacional dos Direito Humanos, além de outras instituições e empresas.
A rede, batizada de Entre Amigos, pretende ser uma ponte entre deficientes, familiares, estudantes, profissionais e instituições. Além de serviços, a rede oferecerá informações sobre atenção à saúde, ações preventivas, primeiros sinais que identificam as deficiências, suas causas e tipos.
"Muita atenção será dada à educação especial, educação para o trabalho e profissionalização", diz Carmen Leite Ribeiro Bueno, superintendente da Sorri-Brasil.
Outro diferencial é o atendimento, que poderá ser pela Internet, por telefone, fax ou pessoalmente, diz Terezinha Vicente, da APABB (Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil). O atendimento será oferecido por cinco organizações, das 9h às 17h, de segunda a sexta.
Os internautas contarão com um fórum virtual sobre temas diversos, consultas a especialistas por e-mail e em tempo real, entrevistas virtuais com deficientes ou profissionais, resumo do noticiário, resenhas de livros e teses.
Estima-se que 10% da população tenha algum tipo de deficiência física ou mental. Na cidade de São Paulo, o total seria 1 milhão. No Estado todo, mais de 3,5 milhões. No país inteiro 15 milhões.
A Organização Mundial da Saúde estima que apenas 3% deles tenham acesso a algum tipo de serviço. Um número muito menor contaria com a Internet.
Carmen Bueno, da Sorri-Brasil, diz que a intenção para o próximo ano é instalar computadores em estações de metrô, supermercados e agências dos correios, o que facilitaria o acesso dos deficientes. O projeto ainda depende de financiadores. (AURELIANO BIANCARELLI)


O site da Rede de Informações sobre Deficiências é http://www.entreamigos.com.br
Instituições que prestarão atendimento: APABB, tel. 3106-8714 e 3107-7766, e-mail: faleconosco@uol.com.br
Compadres, tel. 3666-3532 e 3662-6177, e-mail: compadres@compadres.org.br
CVI Aracy Nallin, tel. 818-7456 e 818-7415
Disque-deficiência, tel. 816-5607 e 816-4986, e-mail disquedef@sti.com.br
Sorri-Brasil, tel. 570-6591 e 570-8447, e-mail: sorri@uol.com.br.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.