São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb investiga vírus da diarreia no litoral

Companhia ambiental analisa se águas de duas praias do Guarujá e de Santos têm o enterovírus, que pode ter causado os surtos no litoral

Amostras de 50 litros foram retiradas da Astúrias, no Guarujá, e da José Menino, em Santos; resultado só deve sair daqui a dois meses


FERNANDA BARBOSA
DO "AGORA"

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) analisa se duas praias do litoral paulista possuem, em suas águas, um vírus que causa diarreia, o enterovírus.
As amostras, de 50 litros, foram retiradas das praias Astúrias, no Guarujá, e José Menino, em Santos, ambas com qualidade imprópria para banho no momento da coleta.
A expansão da ação para outras praias dependerá do resultado das análises, de acordo com a companhia.
O estudo sobre a presença do enterovírus exige procedimentos demorados, como a cultura celular, e só ficará pronto dentro de dois meses.
No entanto, o teste bacteriológico deve sair em uma semana, segundo a companhia. Essa segunda análise indica se a água está própria ou imprópria para banho, dependendo da quantidade de interococus (um tipo de bactéria) encontrada.
A bióloga Débora Orgler, da Cetesb, afirma que os surtos de diarreia registrados no litoral paulista podem ter sido causados pela água do mar, mas que essa não é a única forma de contaminação. "A ingestão do enterovírus pode causar gastroenterite e, por isso, estamos realizando as análises."
O Guarujá é a cidade que mais registrou casos de diarreia. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, foram 1.777. Além da praia Astúrias, o Perequê também apresenta água imprópria para banho.
O infectologista Vicente Amato, da USP, afirma que a água contaminada pode causar diversas doenças. "É comum que a água poluída cause hepatite A e contaminação por bactérias, que podem causar doenças de pele e diarreia."
Já o infectologista Max Igor Lopes, do hospital das Clínicas de São Paulo, diz acreditar que os surtos de diarreia foram causados por vírus e que a água do mar não é a única causa.
Segundo Lopes, o vírus também pode ser transmitido pelo ar. Nesse caso, os sintomas também incluem dor de garganta e a conjuntivite. "Mas a contaminação costuma ocorrer pelo contato, por isso é importante lavar as mãos sempre."
A higiene pode ser feita com água e sabão ou com o álcool gel, que ficou popular após a epidemia de gripe suína.


Texto Anterior: 36% das praias analisadas são reprovadas
Próximo Texto: Sabesp diz que água de torneira no litoral é boa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.