UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova unidade imita estrutura de um presídio

DO "AGORA"

Com um investimento de R$ 4 milhões, uma nova unidade da Febem com características de presídio está sendo construída na marginal Tietê, na altura da ponte da Vila Maria (zona norte). A obra começou a ser erguida há seis meses e a previsão é de que seja concluída até o final de maio.
A nova unidade, segundo o governo, terá muralhas de quatro e seis metros de altura, circuito de TV, cachorros, carros de polícia do lado externo e agentes de segurança treinados para impedir rebeliões e fugas.
"Será uma Febem com internos de mais de 18 anos. Ao todo, serão 120 jovens, adultos, que ficarão alojados em quatro alas com 30 pessoas cada uma", disse o secretário da Educação, Gabriel Chalita.
Para o secretário, o ex-diretor do complexo de Franco da Rocha José Tomaz Gomes dos Reis, afastado anteontem do cargo, deu aos líderes da unidade 30 uma liberdade com a qual eles não estavam acostumados.
Chalita disse que o governo pretende se reunir com deputados federais paulistas para propor alterações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). "Queremos que os adolescentes passem a saber quanto tempo ficarão internados."
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, João Sady, isso não é suficiente para diminuir o desejo deles por liberdade. "O que deve mudar é a estrutura da Febem."


Texto Anterior: Infância: Disque-pizza atendia infratores
Próximo Texto: Instituição tem 3 motins em um dia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.