UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solto diretor de companhia que poluiu rios

DA SUCURSAL DO RIO
DA FOLHA ONLINE

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região concedeu ontem um habeas corpus ao diretor da Indústria Cataguazes de Papel Félix Santana, que tinha sido preso na semana passada.
Félix Santana, que estava detido na penitenciária Carlos Tinoco, em Campos dos Goytacazes (município do norte fluminense), foi libertado ainda ontem.
O habeas corpus concedido pelo desembargador Paul Erik também beneficiou José Gregório do Bem, outro diretor da companhia, que, como Santana, tinha sido indiciado pelo crime ambiental. Gregório do Bem, no entanto, ainda não se apresentou à PF (Polícia Federal) nem à Justiça.
A Indústria Cataguazes de Papel, localizada no município de Cataguases (sudeste de Minas Gerais), foi a responsável, no final de março, pelo vazamento de resíduos tóxicos que contaminaram as águas dos rios Pomba e Paraíba do Sul. O composto é chamado de lignina ou licor preto.
O vazamento de compostos resultantes da fabricação de celulose, que estavam armazenados havia 14 anos em um tanque que se rompeu, provocou o desabastecimento em aproximadamente 40 municípios de Minas Gerais e do noroeste fluminense.
A mancha tóxica chegou a atingir o sul do Espírito Santo e se dispersou no oceano Atlântico.
A acusação de crime ambiental levou a Justiça Federal a bloquear os bens da companhia.

Danos continuam
A contaminação dos rios Pomba e Paraíba do Sul continua, porém, a restringir a captação de água para o abastecimento em oito cidades do norte e do nordeste do Rio de Janeiro. De acordo com a Defesa Civil, os órgãos públicos de Santo Antônio de Pádua e a caixa d'água de São João da Barra são abastecidos com um carro-tanque de 30 mil litros.
Em Campos, Aperibé e São Fidélis o abastecimento está parcialmente normalizado. Já as cidades de Miracema, Cambuci e São Francisco de Itabapoana recebem água de fontes alternativas, como poços artesianos e açudes.


Texto Anterior: Ambiente: Cetesb decide aplicar multa diária a Shell
Próximo Texto: Ouro Preto em Chamas: Promotoria investiga se fogo foi criminoso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.