São Paulo, sábado, 16 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portadores do HIV ficam sem comer

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos momentos mais difíceis da operação de retirada dos moradores do Jardim Mutinga, em Barueri (Grande São Paulo), envolveu os pacientes da casa beneficente Projeto Aids, que fica a pouco mais de cem metros do local do acidente.
Segundo a presidente da instituição, Norma Lúcia Oliveira, 39, os 32 doentes começaram a se sentir mal por causa do cheiro de gás por volta das 11h.
"De todos, 13 portadores [do vírus da Aids" não estão muito bem. O cheiro forte fez com que eles tivessem ânsia de vômito. Correr com todos para a rua foi difícil", disse Norma, à noite, quando já se encontrava na escola estadual Prefeito Nestor de Camargo, para onde os doentes foram levados.
Na escola, alguns moradores reclamaram pelo fato de ter de ficar no mesmo ambiente dos pacientes. Para evitar conflitos, os doentes tiveram de ficar isolados em uma sala de aula.
Os pacientes, que precisam de cuidados especiais, ficaram sem comer e sem tomar remédios do final da manhã até a noite.
Por volta das 21h, uma equipe médica do Pronto-Socorro do Jardim Mutinga foi até a escola verificar o estado dos pacientes.
Isabel dos Santos, 37, estava na mesma sala dos portadores, apesar de não ser paciente do Projeto Aids. Ela estava lá porque foi socorrida por eles, que a ajudaram a sair de casa e a ir até a escola.
Convalescente de uma cirurgia de câncer no reto, Isabel estava em casa no momento do acidente e não conseguiu caminhar sozinha. Seus dois filhos são pequenos e não puderam ajudar.
"Não faz nem um mês que terminei a quimioterapia. Ainda me sinto muito fraca. O cheiro de gás me deixou com dor de cabeça e vontade de vomitar. A sensação foi pior que o tratamento no hospital", afirmou.



Texto Anterior: Moradores passam o dia atrás de barreiras
Próximo Texto: Alckmin culpa Petrobras por erro em mapa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.