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Fernão Dias deve ter aumento nos atuais limites de velocidade
DA REPORTAGEM LOCAL
As lombadas eletrônicas de
fiscalização da velocidade instaladas pelo governo federal na
rodovia Fernão Dias, na região
de Mairiporã (a 35 km de SP) e
de Atibaia (a 60 km de SP), com
a justificativa de reduzir as
mortes na rodovia deixarão de
funcionar definitivamente.
Nesses trechos da estrada,
onde há limites adotados hoje
de 50 km/h a 60 km/h, a velocidade permitida deve subir para
até 90 km/h.
As mudanças, que podem enfrentar resistência de moradores da vizinhança e temor de alguns técnicos por conta da segurança viária, estão nos planos da concessionária OHL.
A empresa assumiu há quatro meses a administração da
rodovia Fernão Dias -que liga
São Paulo a Minas Gerais.
Segundo Omar de Castro Ribeiro Jr., diretor-superintendente da Autopista Fernão Dias
(braço da OHL para operar a
estrada), a intenção é fazer a alteração na rodovia ainda no final do ano, acompanhada da
colocação de passarelas em alguns trechos.
Ela precisará, no entanto, da
aprovação da ANTT (Agência
Nacional de Transportes Terrestres) -que regula as concessões federais.
O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de
Transportes), órgão federal que
administra rodovias, confirma
que as lombadas eletrônicas
-que já estão atualmente inoperantes devido ao término do
prazo contratual- serão retiradas.
Acidentes
A concessionária alega que a
baixa velocidade existente nesses trechos da Fernão Dias provoca congestionamentos e até
acidentes por conta da freada
repentina dos veículos.
"Tem gente que vê a placa de
60 km/h e vai a 40 km/h, quando daria para seguir a 90 km/h
sossegado [na rodovia]", afirma
Ribeiro Jr.
Os trechos com baixa velocidade na estrada estão concentrados em pontos urbanizados,
onde pedestres costumam
atravessar.
A Folha visitou a Fernão
Dias nos últimos dias e observou que existe no local uma escada colocada por moradores
para pular a mureta existente
no canteiro central de divisória
das pistas.
Além do desconforto do asfalto irregular, chama a atenção na rodovia a falta de placas
de sinalização e orientação.
Uma placa que indicaria a
proximidade do posto da Polícia Rodoviária na estrada estava quebrada ao meio.
(AI)
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