São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

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Fernão Dias deve ter aumento nos atuais limites de velocidade

DA REPORTAGEM LOCAL

As lombadas eletrônicas de fiscalização da velocidade instaladas pelo governo federal na rodovia Fernão Dias, na região de Mairiporã (a 35 km de SP) e de Atibaia (a 60 km de SP), com a justificativa de reduzir as mortes na rodovia deixarão de funcionar definitivamente.
Nesses trechos da estrada, onde há limites adotados hoje de 50 km/h a 60 km/h, a velocidade permitida deve subir para até 90 km/h.
As mudanças, que podem enfrentar resistência de moradores da vizinhança e temor de alguns técnicos por conta da segurança viária, estão nos planos da concessionária OHL.
A empresa assumiu há quatro meses a administração da rodovia Fernão Dias -que liga São Paulo a Minas Gerais.
Segundo Omar de Castro Ribeiro Jr., diretor-superintendente da Autopista Fernão Dias (braço da OHL para operar a estrada), a intenção é fazer a alteração na rodovia ainda no final do ano, acompanhada da colocação de passarelas em alguns trechos.
Ela precisará, no entanto, da aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) -que regula as concessões federais.
O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), órgão federal que administra rodovias, confirma que as lombadas eletrônicas -que já estão atualmente inoperantes devido ao término do prazo contratual- serão retiradas.

Acidentes
A concessionária alega que a baixa velocidade existente nesses trechos da Fernão Dias provoca congestionamentos e até acidentes por conta da freada repentina dos veículos.
"Tem gente que vê a placa de 60 km/h e vai a 40 km/h, quando daria para seguir a 90 km/h sossegado [na rodovia]", afirma Ribeiro Jr.
Os trechos com baixa velocidade na estrada estão concentrados em pontos urbanizados, onde pedestres costumam atravessar.
A Folha visitou a Fernão Dias nos últimos dias e observou que existe no local uma escada colocada por moradores para pular a mureta existente no canteiro central de divisória das pistas.
Além do desconforto do asfalto irregular, chama a atenção na rodovia a falta de placas de sinalização e orientação.
Uma placa que indicaria a proximidade do posto da Polícia Rodoviária na estrada estava quebrada ao meio. (AI)


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