São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exames não determinam causa de morte misteriosa em Santos

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O Instituto de Patologia do Departamento de Defesa das Forças Armadas dos Estados Unidos não conseguiu identificar a causa da morte de Aparecida Pereira Maia, 33, ocorrida em 15 de abril em Santos (litoral paulista).
Laudo elaborado pelo instituto e divulgado ontem pela Secretaria Municipal da Saúde apontou como de "etiologia (causa) indeterminada" a "coagulopatia intravascular disseminada" (hemorragia interna generalizada) que levou a paciente à morte 16 horas após os primeiros sintomas.
"Exaurimos todas as possibilidades de chegar a uma causa determinada", afirmou o secretário da Saúde de Santos, Edmon Atik.
O laboratório do instituto americano examinou amostras de pulmão, coração, estômago, fígado, rim, pele e cérebro da paciente.
Antes, o Instituto Adolfo Lutz já havia investigado as mesmas amostras, mas todos os exames resultaram negativo.
Com isso, Aparecida Pereira Maia se tornou o segundo dos quatro pacientes que morreram com sintomas como pele amarelada, insuficiências renal e hepática, febre e hemorragia interna.
O outro é Leonardo Alcântara Lessa da Silva, 11. Ele não teve os órgãos do corpo examinados porque a família não permitiu.
Nos outros dois casos, as causas das mortes foram determinadas. Maria Estela Gaspar de Oliveira, 55, morreu de pielonefrite aguda, uma infecção nos rins, mas a bactéria que provocou a doença não é conhecida. Edson Salvador, 24, morreu de hepatite B.
O diretor regional da Secretaria Estadual da Saúde na Baixada Santista, José Ricardo Di Renzo, afirmou que, mesmo sem o surgimento de novos casos, será mantido por prazo indeterminado o protocolo de investigação destinado a apurar outras ocorrências.


Texto Anterior: Técnicos investigam morte por hantavírus no interior de SP
Próximo Texto: Desinformação leva médicos a não receitar remédios genéricos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.