São Paulo, Quarta-feira, 16 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Data final passa a ser 25 de junho
Ampliado prazo de inscrição para o Enem

da Reportagem Local

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele terminaria na sexta-feira, dia 18, mas foi ampliado até o dia 25 de junho.
O exame foi criado pelo MEC, que pretende verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes durante a educação básica (antigos 1º e 2º graus), mas ele também vai ser adotado como alternativa de ingresso ao ensino superior.
A participação no Enem é voluntária. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas nas agências dos Correios. Podem fazer o exame estudantes que estejam em condição de concluir o ensino médio em 99 ou que já tenham concluído o segundo grau em anos anteriores.
Alguns Estados decidiram ou estão estudando bancar parte da inscrição para os alunos da rede pública. O Paraná vai pagar metade do valor para todos os alunos da rede estadual. Pernambuco deverá pagar a taxa para parte dos alunos.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo já descartou a possibilidade de pagar a taxa para seus estudantes.

Vestibular
Aproximadamente 20 universidades vão usar, cada uma à sua maneira, os resultados no Enem como parte do processo de seleção, inclusive as três estaduais paulistas -USP, Unicamp e Unesp. No caso das três, a nota do aluno no Enem será utilizado na primeira fase do exame, se o candidato assim o desejar. Ela vai valer 20% do total da nota na primeira fase, desde que o aluno declare, no ato da inscrição, que quer usar o Enem e que sua nota na avaliação seja maior que a obtida no vestibular.
O Conselho Universitário da USP, porém, vai avaliar, no próximo dia 22, um recurso apresentado pelos alunos contra a utilização do Enem como critério de ingresso. Eles alegam que não houve discussão interna antes de o uso do exame ser decidido.


Mais informações: na Internet (www.inep.gov.br/enem) e por telefone: 0800-616161.


Texto Anterior: Campinas apura omissão de socorro
Próximo Texto: Testemunha diz que desaparecida está viva
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.