São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viagens aéreas exigem cuidados

ESPECIAL PARA A FOLHA

As doenças infecciosas não são a única preocupação dos viajantes. Os chamados desconfortos de viagens também afetam a saúde. O mais conhecido deles é o "jet leg", provocado pela mudança de fuso horário.
"Os sintomas são sonolência, falta de atenção, irritabilidade e alterações do hábito intestinal", afirma Jessé Reis Alves, médico do Núcleo de Medicina do Viajante do Instituto Emílio Ribas.
O "jet leg" é mais acentuado quando a diferença de fuso horário entre o ponto de partida e o de destino é maior do que quatro horas. "A cada hora de diferença, é necessário um dia para adaptação completa", diz Marta de Oliveira Ramalho, do Emílio Ribas.
"Viagens do oriente para o ocidente também provocam mais sintomas do que no sentido oposto", afirma Alves.
Adaptar-se aos novos horários antes de embarcar é a melhor forma de prevenir os sintomas, avisam os médicos. É preciso adiantar ou atrasar a hora das refeições e do sono.
"Também recomendamos expor-se ao sol assim que se chega ao destino", diz Alves. (ABJ)


Texto Anterior: Saúde: Medicina do viajante previne doenças infecciosas
Próximo Texto: Pantanal e Timor mostram riscos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.