São Paulo, domingo, 16 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão


GRAVIDEZ
Estudo aponta fontes de toxoplasmose

A toxoplasmose, na gestante, pode provocar morte intra-uterina do feto, doenças nos olhos ou lesões no cérebro dos bebês, na proporção de 1 a 10 casos por 10 mil nascimentos. Pesquisando as fontes de contaminação em mulheres grávidas, A. C. Cook afasta, no "British Medical Journal" de ontem, o contato com gatos (exceto a manipulação de suas fezes). Mas considera como fator de alto risco de infecção na gestante o consumo de carnes malpassadas e alimentos curtidos crus e o trabalho de jardinagem, pela possível presença do parasita na terra.

FOGO SELVAGEM
Médicos explicam as bolhas

Conhecido no Brasil como "fogo selvagem", o pênfigo foliáceo apresenta bolhas na pele. A causa era desconhecida por anos. Mas o americano Simon Warren e colaboradores da USP e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pesquisando em uma reserva indígena desse Estado, relatam no "The New England Journal of Medicine" o mecanismo desta doença. Anticorpos produzidos pelo organismo do próprio paciente (denominadas desmogleinas) levam à produção de outra substância (antígenos) e determinam lesões bolhosas líquidas na pele.

AIDS Não há sinais de que a epidemia esteja no fim A conclusão da 13ª Conferência Internacional de Aids, realizada na África do Sul, é resumida na "Declaração de Durban": não há sinais de que a pandemia (disseminação mundial) de Aids esteja acabando; a ênfase deve ser dada na prevenção da transmissão sexual.

DIARRÉIA Estudo mostra as causas em turistas Cerca de 22 mil dos 67 mil turistas que visitaram Goa (Índia), Mombaça (Quênia), Montego Bay (Jamaica) e Fortaleza (Brasil) tiveram diarréia. Na revista "The Lancet", Frank von Sonnemburg explica as causas: água de torneira, pedra de gelo em refrigerante, hambúrguer, ostras cruas, camarão e produtos lácteos não pasteurizados.

NEUROLOGIA Obra aborda tema de forma didática A base para o estudo das doenças neurológicas é revelada de forma didática no livro "Propedêutica Neurológica - Do Sintoma ao Diagnóstico", do professor Eduardo G. Mutarelli e colaboradores da USP, lançado pela Sarvier Editora (tel. 0/xx/11/571-3439).

GLAUCOMA Pressão alta nos olhos pode levar à cegueira O Projeto Glaucoma, coordenado pelo professor José Ricardo L. Lima Rehder, realiza, nos dias 22 e 23, em seis cidades do ABC, exame dos olhos da população para detectar hipertensão intra-ocular. Sem tratamento, a doença leva à cegueira.

E-mail - julio@uol.com.br




Texto Anterior: Pantanal e Timor mostram riscos
Próximo Texto: Férias: "Rodízio" de mães tira crianças da rotina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.