São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Pó branco vaza de refinaria da Petrobras

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma "chuva" de pó branco com duração de quase duas horas atingiu bairros de Belford Roxo e Duque de Caxias (municípios da Baixada Fluminense), na noite de sábado, assustando moradores da região e causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias.
A "chuva" foi provocada por um problema na Refinaria Duque de Caxias (Reduc) da Petrobras, na Baixada Fluminense. O pó branco que vazou e cobriu as ruas é um catalisador usado no processo de produção de gás industrial, gás de cozinha e gasolina.
A Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente informou que a substância não é tóxica, mas, se inalada em grande quantidade, pode causar problemas respiratórios, além de irritar pele e olhos. A substância atingiu uma região de até quatro quilômetros de distância da refinaria.
Em nota oficial, a Petrobras informou que, às 21h30 de sábado, durante o processo de normalização operacional de uma das unidades da refinaria, foi detectado um vazamento do catalisador.
A Petrobras disse ter interrompido a operação do equipamento. Segundo a empresa, não foi constatado "nenhum dano ambiental ou à saúde das pessoas".




Texto Anterior: Cursos dependem de não-efetivo
Próximo Texto: Moda: Juiz veta desfile de modelo menor de 18 anos que não estuda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.