São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ambulante mistura molhos e restos

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de tempo -e muitas vezes de dinheiro- livra boa parte da multidão que transita no centro dos riscos dos bares e restaurantes, mas a expõe a um cardápio igualmente arriscado: as ofertas dos ambulantes.
No quadrilátero, são centenas. Oferecem sanduíches de quase tudo, cachorros-quentes, frutas e churrascos gregos nas calçadas -com suco grátis.
Sem ter onde lavar as mãos ou acomodar com higiene os alimentos, alguns camelôs empilham carnes, linguiças, pães e molhos em locais sujos, sem refrigeração ou expostos ao vento e ao ambiente. Em geral, ao lado do lixo.
Em uma das calçadas, um vendedor de churrasco grego manuseia (sem luvas) o pão, exposto ao ambiente, a carne e o dinheiro recebido dos consumidores.
Com a mesma colher, o vendedor pega a carne e o molho, colocado em uma gaveta abaixo do churrasco. Com um pano molhado e cheio de sobras, o vendedor recolhe os restos de carne do balcão e joga dentro da gaveta -onde está o molho. O próximo cliente é servido, com direito a um copo de suco grátis, armazenado em um recipiente sem refrigeração.

"Fazer o quê?"
"A gente se importa, mas vai fazer o quê? É barato e gostoso", afirma o porteiro Ronaldo França Júnior, 25, que costuma comer churrasco grego no local.
Para o microbiologista Eneo Alves da Silva, o cenário é um dos piores já vistos em sua carreira.
"A exposição dos alimentos, a falta de controle da temperatura (os alimentos ficam crus), a manipulação, a utilização de restos e ainda o agravante de não se saber a origem das carnes", lista ele, enumerando os problemas.
Segundo Alves da Silva, um alimento consumido nessas condições pode causar vários danos à saúde, como intoxicação, diarréia, vômitos e desidratação, além de problemas estomacais.
"As pessoas devem evitar esse tipo de comida. Às vezes, as bactérias já estão no alimento e se multiplicam com as péssimas condições do ambiente, ficando ainda mais perigosas", alerta. (MD)


Texto Anterior: Centro deteriorado: Blitz reprova 81% dos bares e restaurantes
Próximo Texto: Sindicato admite falhas e promete ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.