São Paulo, quinta, 16 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre Richard McDonald, o pioneiro da fast food

das agências internacionais

Richard McDonald, o pioneiro do conceito de fast food que se transformou na rede de lanchonetes McDonald's, a maior do mundo, morreu anteontem aos 89 anos em Manchester (nordeste dos EUA). O motivo da morte não foi divulgado.
Perito em marketing, foi ele quem criou os arcos amarelos que formam a letra "M", símbolo do restaurante, e seu visual em vermelho e branco.
Em 1940, Richard McDonald e seu irmão Maurice, conhecido como "Mac", abriram um restaurante que vendia churrasco em San Bernardino, na Califórnia (Costa Oeste).
Oito anos depois, eles reduziram o cardápio aos produtos mais vendidos e abriram um novo restaurante com drive-through (serviço para pedidos feitos dentro do carro).
Em 1955, os irmãos McDonald ofereceram uma franquia exclusiva para Ray Kroc, que abriu a nona lanchonete da rede em Illinois (Meio-Oeste). Seis anos depois, eles venderam todos os direitos para Kroc. O empresário fez do McDonald's a maior empresa do setor no mundo, com mais de 23 mil lojas em 111 países.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.