São Paulo, quinta, 16 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DROGAS
Megaoperação em Santos captura dois condenados e prende uma pessoa por porte de droga, dentre 417 revistadas
Polícia ocupa morro para intimidar tráfico

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

As Polícias Civil e Militar realizaram na manhã de ontem uma megaoperação no morro São Bento, apontado como principal ponto de tráfico e consumo de drogas em Santos (72 km a sudeste de SP).
Duzentos e dez policiais militares e outros 70 policiais civis chegaram ao morro às 6h com as sirenes dos carros desligadas.
Todos os acessos ao morro foram bloqueados e qualquer pessoa que subisse ou descesse era submetida à revista.
Munidos de vários mandados de busca e apreensão e apoiados por um helicóptero da PM, investigadores da Polícia Civil entraram em casas à procura de traficantes. Não houve tiros ou incidentes.
A megaoperação representou uma demonstração de força aos traficantes, que, armados e encapuzados, desafiaram a polícia na semana passada ao expulsar do morro uma guarnição de cinco homens do Corpo de Bombeiros.
"Aqueles espaços que diziam ser dominados por traficantes, nós ocupamos. Se o morro não estivesse sob controle, não estaríamos subindo", afirmou o coronel Fernando de Paula Lima Júnior, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, litoral sul e Vale do Ribeira.
Segundo a PM, foram capturados dois condenados, uma pessoa foi presa por porte de droga e três, conduzidas para distritos policiais, dentre as 417 revistadas.
O planejamento da operação foi conduzido em sigilo. Todas as folgas foram suspensas e os policiais militares se apresentaram às 4h30 no quartel do 6º Batalhão, em Santos, sem ter conhecimento da ação que iriam empreender, informou o coronel Lima Júnior.
O delegado regional da Polícia Civil, Anivaldo Registro, afirmou que as incursões conjuntas das Polícias Civil e Militar aos morros de Santos vão se tornar mais frequentes, como forma de desestabilizar a organização dos traficantes. "O fator surpresa é o principal elemento para se combater o tráfico de drogas", declarou. Além disso, ele afirmou que o trabalho de investigação será reforçado.
Desde a última sexta-feira, em três ações isoladas de equipes das duas polícias, 569 pedras de crack foram apreendidas e três pessoas foram presas em casas de supostos traficantes no morro São Bento.
Um dos principais alvos dos policiais é o traficante conhecido como "Peixe", que se encontra foragido e teria sido o responsável pela intimidação aos bombeiros.
Na madrugada de anteontem, ele escapou de um cerco da Polícia Militar à casa onde supostamente morava, no morro São Bento. No local, foram apreendidas porções de maconha e munição para pistolas e escopetas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.