São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPETIÇÃO
Etapa dos Jogos Escoceses foi realizada no Rio
Torneio testa força de atletas com arremesso de tronco à distância

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Pela primeira vez o Rio sediou uma etapa do circuito mundial dos Jogos Escoceses (Highland Games), competição de força que apresenta modalidades inusitadas, como o arremesso de troncos de árvore à distância.
O finlandês Jouka Ahola, considerado o homem mais forte do mundo, fez exibições, mas não competiu.
As provas dos Jogos Escoceses e do campeonato intitulado "O Mais Forte Homem do Mundo" ocorreram anteontem e ontem no colégio St. Patrick's, no Recreio dos Bandeirantes (zona oeste).
Carpinteiro de profissão, 1,85 m de altura e pesando 120 kg, Ahola levantou um carro de 1.300 kg e caminhou 100 m carregando barris que pesavam até 300 kg.
Diferentemente do carioca Jair Gomes da Silva Júnior, 25, que tentava, sem sucesso, repetir os feitos do finlandês.
Recordista sul-americano e brasileiro da modalidade supino de levantamento de peso, Silva Júnior participou da competição na tentativa de se habilitar às provas de 2001. Derrotado, ele não deverá competir no ano que vem.
"Fui convidado para participar do evento há uma semana. Não tive tempo de treinar", disse.
O resultado da prova de ontem dos Jogos Escoceses definiu o campeão mundial. É o policial Petur Gudmunssen, 37, da Islândia, com 1,96 m de altura e de 134 kg.
Em segundo lugar ficou o australiano Matt Sandford, 30, campeão mundial em 1999. O holandês Wout Zyistra, 36, que conquistou a platéia com os berros guturais que dava antes, durante e depois das provas, foi o terceiro.


Texto Anterior: Violência: Sargento da PM é morto a tiros de fuzil AR-15
Próximo Texto: Debate: Efeito da maconha ainda causa polêmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.