São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta mobilidade impede censo de encortiçados

DA REDAÇÃO

Pelo fato de os cortiços fazerem parte de um universo informal, não há dados precisos sobre a população encortiçada. Pesquisas esparsas foram feitas desde a criação dos cortiços em São Paulo, no fim do século 19, mas, por ser uma população de grande mobilidade, os levantamentos acabam logo ficando desatualizados.
A população encortiçada na cidade é estimada atualmente em cerca de 600 mil, que vivem em aproximadamente 25 mil cortiços, segundo informações usadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), do governo do Estado de São Paulo.

Perfil
A pesquisa mais recente sobre o perfil dos encortiçados é de 2002, desenvolvida pela CDHU em conjunto com a Fundação Seade.
O estudo aponta que a população residente nos cortiços pesquisados é mais masculina (53,3%) que feminina (46,7%), contrariando a tendência geral da população paulistana de pequena diferença em favor das mulheres. O perfil dos moradores é jovem, com concentração dos residentes com até 39 anos (83%). A presença de crianças entre zero e quatro anos é de 12,2%. Os jovens que têm entre 20 e 29 anos representam 29,6% da população encortiçada.
Ao se analisar o nível de instrução dos chefes de família, mais da metade (61,8%) não concluiu o ensino fundamental. Aqueles que concluíram a 8ª série representam 11,3% e os com ensino médio completo correspondem a 10,1%.
Quando se avalia a renda familiar, 26% sobrevivem com até dois salários mínimos por mês. Mais da metade dispõe de entre dois e cinco salários mínimos. Famílias sem rendimentos representam 3,5% dos encortiçados. Apenas 17,4% contam com renda total de cinco salários mínimos ou mais.
O Estado de São Paulo tem estimativas de déficit habitacional que variam de 400 mil a mais de 1 milhão de moradias -dependendo da fonte de informação.
(FC)


Texto Anterior: Barracão de zinco: Cortiço em SP tem aluguel de classe média
Próximo Texto: Pesquisador pede fiscalização de preço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.