São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

DIABETES

Campanha fará diagnóstico e dará orientação
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em São Paulo, realizará de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, a Campanha de Diabetes. O objetivo da campanha é diagnosticar a doença, que atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, e orientar a população sobre formas de controle. Para participar do evento é preciso estar em jejum por pelo menos 12 horas. A campanha é gratuita e aberta a todos os interessados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/3091-3660.

Diferentemente do mel, que é um alimento, a própolis é usada como medicamento. Devemos tomá-la somente quando necessário, ou acumulamos um antibiótico no organismo


LUÍS CARLOS MARCHINI, professor da Esalq

Hospital precisa de sangue "O" negativo
O Hemocentro do Hospital São Paulo precisa de doadores de sangue, especialmente do tipo ""O" negativo, em caráter de emergência. Os estoques do sangue estão com níveis muito baixos. Segundo a equipe de captação de sangue, além de suprir o HSP, o hemocentro abastece bancos de sangue de outros três hospitais. Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos. O posto de coleta funciona na rua Botucatu, 620, Vila Clementino. Mais informações pelo telefone 0/xx/11/5539-7289.

Encontro discutirá a reprodução humana
O GAM (Grupo de Apoio Multidisciplinar) de São Paulo realizará, no dia 31, às 20h, um encontro gratuito para tirar dúvidas de casais que pretendam fazer tratamento contra a infertilidade. Coordenado pela ginecologista Silvana Chedid, especialista em reprodução humana, o encontro tem por objetivo fazer com que os casais troquem experiências. Informações pelo telefone 0/xx/11/3266-7733.

Instituto faz palestra sobre câncer de mama
O Instituto Avanços em Medicina realizará no dia 24, às 19h30, uma palestra sobre prevenção do câncer de mama. O objetivo é orientar o público leigo sobre causas, diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de mama. A palestra é gratuita e será ministrada pelo mastologista do Hospital Sírio Libanês José Luiz Barbosa Bevilacqua. Informações pelo telefone 0/xx/11/3151-2945, ramal 3.

ESTÉTICA
Empresa lança tiras para clarear os dentes
A Procter & Gamble (P&G) lançou no Brasil tiras flexíveis de branqueamento dental que removem manchas e melhoram a estética dos dentes em 14 dias. As tiras contêm um gel branqueador e devem ser aplicadas duas vezes ao dia por 30 minutos.

Morar com parceiro engorda a mulher, aponta pesquisa
Um estudo publicado pela revista ""The Lancet" mostra que as mulheres que vão morar com seus namorados ou maridos ganham peso. Segundo a pesquisa, a razão para as mulheres nessa condição engordarem pode ser o fato de comerem porções de comida de tamanhos preferidos dos homens e de cederem ao desejo de comer alimentos mais pesados. A tendência aumenta se a mulher tomar pílulas anticoncepcionais.

Estudo diz que antibiótico pode prejudicar os dentes
Crianças que são tratadas com o antibiótico amoxicilina correm mais risco de ter problemas dentários durante a vida, aponta um estudo da Universidade de Iowa (EUA), publicado no ""Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine". De acordo com a pesquisa, que acompanhou 579 crianças, a droga estaria ligada à danificação dos dentes, que pode ir de sutis pontos brancos a pequenas cavidades e manchas marrons.

MITO ou VERDADE?
É normal a gengiva sangrar durante escovação?
MITO. A gengiva saudável não deve sangrar durante a escovação ou o uso do fio dental. O sangramento é sinônimo de inflamação e o ideal é que a pessoa procure um dentista. Normalmente, a gengiva sangra em casos em que há presença de placa bacteriana.

Claudia Cia Worschech, doutora em dentística pela Unicamp


Texto Anterior: Plantão médico: Água e sabão na mão é a solução
Próximo Texto: Crime no Campus: 300 se despedem com aplausos de aluno da USP morto a facada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.