São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após tragédia, cidade vai integrar sistema anticheia

DA ENVIADA A SÃO LUIZ DO PARAITINGA

São Luiz do Paraitinga passou a integrar um sistema de alerta contra enchentes desenvolvido pela USP e que já é implantado pelo Estado em alguns municípios paulistas. O objetivo é impedir novas catástrofes provocadas por fortes chuvas.
Pelo sistema, a Defesa Civil da cidade será avisada, duas horas antes, sobre a situação do rio Paraitinga (que corta o município), em caso de enchente. O aviso terá quatro categorias: estados de alerta, atenção, emergência e extravasamento do rio.
O controle, segundo o superintendente do DEAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Amauri Pastorello, que coordena o sistema, é feito por meio de quatro conjuntos de medição no rio.
Cada conjunto tem um pluviômetro, que mede a quantidade de chuva, e um fluviômetro, que mede o nível de água do rio.
Os dados -cruzados com informações sobre vento, deslocamento das nuvens e enchentes anteriores- são enviados, a cada dez minutos, para a central da USP e, depois, para a Defesa Civil do Estado e dos municípios.
O coordenador da Defesa Civil de São Luiz do Paraitinga, José Carlos Rodrigues, diz que agora estuda uma maneira de avisar a população em caso de enchente sem causar pânico.
Outra forma de prevenção é a construção de um dique de 900 metros no rio Paraitinga, para conter enchentes menores. (ELIDA OLIVEIRA)


Texto Anterior: Desabrigados de Paraitinga já ocupam novas casas
Próximo Texto: Academia Paulista de Letras apresenta seu auditório reformado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.