UOL


São Paulo, domingo, 16 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Orientação pode evitar reinternação

JULIO ABRAMCZYK

Portadores de diabetes recebem de seus médicos orientação e conhecimentos sobre a doença há anos e dessa forma costumam evitar as suas complicações. Pesquisa apresentada na semana passada no congresso da Associação Americana de Cardiologia recomenda a mesma forma de orientação na insuficiência cardíaca. Os resultados foram considerados altamente significativos.
Segundo Todd Koelling e colaboradores da Universidade de Michigan, EUA, os portadores de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração proporcionar suprimento de sangue adequado ao organismo) que receberam este tipo de orientação antes de ter alta do hospital necessitaram de 34% menos dias hospitalizados posteriormente e o número de mortes desses pacientes foi bem reduzido. Por outro lado, os doentes que não tiveram essa uma hora de aula individual sobre sua doença apresentaram 45% a mais tempo de reinternação ou morte no final de 180 dias.
Em 60 minutos, é explicado o que é a doença, como ela evolui, os principais sintomas, as drogas usadas e como elas agem, seus benefícios e efeitos colaterais. Os pacientes são orientados a ter um estilo de vida e hábitos que melhorem sua qualidade de vida. Por exemplo, restringir a ingestão de sal (2 mg/dia) e não mais de dois litros de líquidos/dia. E também a verificar diariamente o peso para avaliar a retenção de líquidos no corpo e a aconselhar-se com seu médico sobre exercícios físicos.

PRÊMIO

Estatística mostra qualidade médica
Um método estatístico aplicado à média de permanência hospitalar em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, que pode ser usado em outras especialidades como indicador de qualidade do atendimento, de Guiomar T. Carvalho e Ana Paula Meira Soares, da Unicamp, recebeu o 1º prêmio da categoria "Melhoria na área assistencial", durante o 6º Congresso de Qualidade para Serviços Hospitalares.

CIRURGIA PLÁSTICA

Congresso acontece em Fortaleza
O 40º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, a partir de quarta, em Fortaleza, contará com a participação do médico Yves-Gérard Illouz, introdutor da lipoaspiração na especialidade. Informações pelo tel. 0/xx/11/3826-1499 ou no www.cirurgiaplastica.org.br.

SIMPÓSIO

Saúde mental da mulher no climatério será tema
O Instituto de Psiquiatria do HC realiza nos dias 28 e 29, no Hospital Sírio-Libanês (rua Adma Jafet, 91), o Simpósio Internacional de Saúde Mental da Mulher Climatérica, com participação de endocrinologistas, geriatras e psicólogos. Informações: tel. 0/xx/11/3069-6975.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Para entidade, governo pouco faz
Próximo Texto: Entrevista: OMS lança cruzada mundial pelo consumo de fruta, verdura e legume
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.