São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RARIDADE
Nascimento da espécie foi o 1º após 15 anos
Zebra rara é a nova atração do zôo em SP

CAMILA TOSELLO
da Reportagem Local

Para comemorar 42 anos de fundação, o Zoológico de São Paulo apresentou ontem sua mais nova atração: a zebra recém-nascida da espécie Grevy. Outra novidade da fundação foi a inauguração da nova "casa" do porco-espinho africano e a apresentação pública, pela primeira vez no mundo, do lagarto-listrado.
O nascimento da zebrinha foi o primeiro após 15 anos no zoológico. A espécie é rara (ela é menor, tem o corpo arredondado e as listras são mais próximas uma das outras), só existem sete animais desse tipo no Brasil.
A espécie do porco-espinho africano também é rara no país: só existe em São Paulo. Os cinco animais que estão em exposição nasceram na própria fundação.
O lagarto-listrado, cujo nome científico é Tupinambis quadrilineatus, é outra novidade. A espécie foi recentemente descrita por dois professores da Unesp e da Unicamp. Encontrado na região de cerrado, da represa Serra da Mesa (Centro-Oeste), ele será exposto ao público pela primeira vez no mundo.
O zoológico também irá inaugurar, a partir do início de abril, cursos destinados a professores da rede de ensino pública e privada. O tema das aulas será "O Zoológico como Recurso Didático" e seu objetivo é fornecer material e preparar os professores.
Algumas dinâmicas educacionais, relacionadas com o meio ambiente e os animais, irão auxiliar os professores a tornar as aulas de biologia mais interessantes. O curso é de um dia (oito horas) e custa R$ 10 para os professores da rede privada e são gratuitos para os da rede pública. Deve ser iniciado na primeira sexta-feira de abril e as inscrições já estão abertas.


Texto Anterior: Acusado de traficar mulheres é preso
Próximo Texto: Suspeita: Vigilância interdita farmácia em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.