UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Alunos sem método para estudar melhoram desempenho com treinamento da família realizado por colégios

Escola ensina pais a organizar lição de casa

ARMANDO PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Escolas particulares estão ensinando os pais a virarem uma espécie de professor doméstico.
Os colégios fazem palestras, reuniões e até mandam professores para organizar o dia-a-dia dos alunos na própria casa deles.
A idéia não é que os pais ensinem matemática ou português, mas que saibam orientar os filhos sobre a maneira certa de estudar.
Fazer lição de casa num ambiente desorganizado ou estudar para uma prova sem método nenhum pode atrapalhar o rendimento do aluno.
Disfunção típica de quem está indo mal na escola é não rever a matéria do dia, não fazer a lição de casa ou fazê-la sem condições adequadas: com a TV ligada, o cachorro latindo ou o irmão mais novo chorando. Alguns não têm nem escrivaninha para apoiar livros e cadernos.

Sem orientação
O problema é que muitas famílias não sabem nem o que fazer para ajudar os filhos.
"Os pais pedem muito a nossa ajuda. Eles ficam totalmente perdidos na organização do estudo em casa", disse Nausica Riatto, orientadora de 5ª e 6ª séries do colégio Nossa Senhora das Graças, o Gracinha, de São Paulo.
O colégio produz cadernos com orientações e procedimentos para os pais ensinarem seus filhos a estudar melhor em casa.
São entregues anualmente aos pais dos alunos de 5ª e 6ª séries. O projeto começou em 2001.
Entre as recomendações, o documento registra que os pais devem estabelecer um horário fixo para realização de tarefas e estudos. Também é sugerido que a família supervisione a realização das tarefas, verificando se foram mesmo feitas e se há dúvidas.
A rede Pitágoras, com sede em Belo Horizonte, mas com 380 escolas associadas e 180 mil alunos espalhados pelo país, usa palestras para orientar as famílias.
Os pais vão mensalmente à escola participar de encontros sobre um tema escolhido anualmente. Neste ano, a discussão é justamente sobre lição de casa. São realizados encontros com profissionais que apresentam diferentes perspectivas sobre o problema.
Além disso, faz congresso de pais duas vezes por ano, com reuniões de um dia inteiro para discutir problemas pedagógicos.

Vivendo o problema
O colégio Brasil, de ensino fundamental, na zona leste de São Paulo, vai começar neste ano a fazer, nas reuniões trimestrais com os pais, uma simulação do estudo em casa.
Os pais vão fazer o papel dos filhos estudando em seu ambiente doméstico para que entendam as dificuldades enfrentadas e as formas de solucioná-las.
Segundo Gleice Cataldo, diretora-geral do colégio, falta organização para o início do estudo. "O dicionário da casa está num quarto, o livro do aluno em outro, e ele vai estudar na cozinha. Em termos de metodologia, precisamos ensinar muito aos pais", declara.
A escola tem um outro projeto, desde o ano passado, que é o Professor Delivery. Um professor visita a casa do aluno para fazer um diagnóstico de como ele estuda e como é o seu ambiente: se tem método para aprender cada disciplina, se conta com material adequado, se há um lugar e um horário certo para fazer a lição.
Depois, o professor sugere as mudanças necessárias e acompanha até que o aluno apresente melhoras na realização de seus deveres de casa.
No ano passado, o projeto foi direcionado a alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Neste ano, vai incluir a 3ª e a 4ª. A escola Carlitos, no Pacaembu (região central de São Paulo), manda todo começo de ano para a casa dos alunos um roteiro de como fazer lição de casa.
É voltado para os estudantes do ensino fundamental, mas os pais devem também ler para auxiliar os filhos a se programarem.
"Ajuda os pais a orientar os filhos sobre como se organizar e ter disciplina para fazer lição de casa", diz Laura Piteri, orientadora educacional.
Entre as orientações, o manual recomenda a escolha de um local bem iluminado e a disposição e a colocação do material escolar à mão.
O colégio também distribui periodicamente textos de publicações educacionais estrangeiras com dicas sobre, por exemplo, como estimular a leitura ou como fazer os filhos se interessarem pela lição de casa.


Texto Anterior: Livros jurídicos - Walter Ceneviva
Próximo Texto: Mãe dedica mais tempo, e o aluno se recupera
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.