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EDUCAÇÃO
Alunos sem método para estudar melhoram desempenho com treinamento da família realizado por colégios
Escola ensina pais a organizar lição de casa
ARMANDO PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL
Escolas particulares estão ensinando os pais a virarem uma espécie de professor doméstico.
Os colégios fazem palestras,
reuniões e até mandam professores para organizar o dia-a-dia dos
alunos na própria casa deles.
A idéia não é que os pais ensinem matemática ou português,
mas que saibam orientar os filhos
sobre a maneira certa de estudar.
Fazer lição de casa num ambiente desorganizado ou estudar
para uma prova sem método nenhum pode atrapalhar o rendimento do aluno.
Disfunção típica de quem está
indo mal na escola é não rever a
matéria do dia, não fazer a lição
de casa ou fazê-la sem condições
adequadas: com a TV ligada, o cachorro latindo ou o irmão mais
novo chorando. Alguns não têm
nem escrivaninha para apoiar livros e cadernos.
Sem orientação
O problema é que muitas famílias não sabem nem o que fazer
para ajudar os filhos.
"Os pais pedem muito a nossa
ajuda. Eles ficam totalmente perdidos na organização do estudo
em casa", disse Nausica Riatto,
orientadora de 5ª e 6ª séries do colégio Nossa Senhora das Graças, o
Gracinha, de São Paulo.
O colégio produz cadernos com
orientações e procedimentos para
os pais ensinarem seus filhos a estudar melhor em casa.
São entregues anualmente aos
pais dos alunos de 5ª e 6ª séries. O
projeto começou em 2001.
Entre as recomendações, o documento registra que os pais devem estabelecer um horário fixo
para realização de tarefas e estudos. Também é sugerido que a família supervisione a realização
das tarefas, verificando se foram
mesmo feitas e se há dúvidas.
A rede Pitágoras, com sede em
Belo Horizonte, mas com 380 escolas associadas e 180 mil alunos
espalhados pelo país, usa palestras para orientar as famílias.
Os pais vão mensalmente à escola participar de encontros sobre
um tema escolhido anualmente.
Neste ano, a discussão é justamente sobre lição de casa. São
realizados encontros com profissionais que apresentam diferentes
perspectivas sobre o problema.
Além disso, faz congresso de
pais duas vezes por ano, com reuniões de um dia inteiro para discutir problemas pedagógicos.
Vivendo o problema
O colégio Brasil, de ensino fundamental, na zona leste de São
Paulo, vai começar neste ano a fazer, nas reuniões trimestrais com
os pais, uma simulação do estudo
em casa.
Os pais vão fazer o papel dos filhos estudando em seu ambiente
doméstico para que entendam as
dificuldades enfrentadas e as formas de solucioná-las.
Segundo Gleice Cataldo, diretora-geral do colégio, falta organização para o início do estudo. "O dicionário da casa está num quarto,
o livro do aluno em outro, e ele vai
estudar na cozinha. Em termos de
metodologia, precisamos ensinar
muito aos pais", declara.
A escola tem um outro projeto,
desde o ano passado, que é o Professor Delivery. Um professor visita a casa do aluno para fazer um
diagnóstico de como ele estuda e
como é o seu ambiente: se tem
método para aprender cada disciplina, se conta com material adequado, se há um lugar e um horário certo para fazer a lição.
Depois, o professor sugere as
mudanças necessárias e acompanha até que o aluno apresente melhoras na realização de seus deveres de casa.
No ano passado, o projeto foi
direcionado a alunos da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Neste
ano, vai incluir a 3ª e a 4ª. A escola
Carlitos, no Pacaembu (região
central de São Paulo), manda todo começo de ano para a casa dos
alunos um roteiro de como fazer
lição de casa.
É voltado para os estudantes do
ensino fundamental, mas os pais
devem também ler para auxiliar
os filhos a se programarem.
"Ajuda os pais a orientar os filhos sobre como se organizar e ter
disciplina para fazer lição de casa", diz Laura Piteri, orientadora
educacional.
Entre as orientações, o manual
recomenda a escolha de um local
bem iluminado e a disposição e a
colocação do material escolar à
mão.
O colégio também distribui periodicamente textos de publicações educacionais estrangeiras
com dicas sobre, por exemplo, como estimular a leitura ou como
fazer os filhos se interessarem pela lição de casa.
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