São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus ainda ocupam duas faixas na ligação entre centro-Pirituba

DO "AGORA"

Três meses após a inauguração do corredor de ônibus Pirituba-Lapa-São João, que liga a zona norte ao centro, os motoristas seguem com o problema de enfrentar a presença de coletivos nas faixas da esquerda e da direita nas vias da interligação.
Logo após a inauguração da obra, a queixa era de que muitos ônibus que percorriam o trajeto não tinham portas do lado esquerdo e, portanto, continuavam transitando pela faixa da direita -e não no espaço exclusivo dos coletivos, no lado oposto.
Na época, a Secretaria Municipal dos Transportes informou que 62 linhas ainda tinham veículos com portas apenas à direita. E prometeu trocá-los até fevereiro.
Ontem, a reportagem percorreu os 15 quilômetros do corredor e constatou o problema em quatro vias - na avenida General Edgar Facó, em Pirituba (zona norte); nas ruas Clélia e Guaicurus, na Lapa (zona oeste); e na avenida General Olímpio da Silveira (centro). Nesse último trecho, nove veículos foram flagrados ontem sem as portas do lado esquerdo.
O motorista Lucrécio Clemente de Andrade, 40, trabalha na linha 8528 (Jardim Guarani-Correio) e passa pela faixa da direita da General Olímpio da Silveira diariamente. Contou que a prefeitura o informou que trocará o veículo. "Mas não deram prazos para a troca", afirmou o motorista.
No horário comercial, transpor a General Olímpio da Silveira leva cerca de 30 min. Antes do corredor, isso era feito em até dez min.
O objetivo da Prefeitura de São Paulo com esse Passa-Rápido (denominação dada pela administração para os corredores de ônibus) é reduzir a viagem entre Pirituba e o centro em 25 minutos -de 1h25 para 1h. Segundo a Secretaria dos Transportes, cerca de 175 mil passageiros usam pelo menos um trecho do corredor por dia.


Texto Anterior: Sem parar: Cidade Jardim tem obra 24 horas
Próximo Texto: Urbanidade: Vidas no papel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.