São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2001

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Órgão estuda refazer peça roubada

DA REPORTAGEM LOCAL

O Departamento do Patrimônio Histórico estuda pedir à artista plástica Maria Bonomi, autora da escultura "Os Anjos", que refaça a parte da obra que foi roubada da praça Cecília Saldiva.
A peça era composta por dois blocos de granito preto, cortados por uma placa de bronze. A parte roubada foi a metálica.
"Como a escultura foi feita recentemente, é possível que a artista ainda tenha moldes", considera o assessor do DPH, Walter Pires.
A autora da obra não considera a hipótese. "O que eu sinto é asco. Vou mandar uma lista de objetos meus roubados nos últimos anos, além de amigos que morreram vítimas da violência nesta cidade, para ver se a prefeitura me restitui também", afirma.
Um dos seguranças que trabalham na praça Cecília Saldiva, Antônio Augusto Mesquita, testemunhou quando três homens, a bordo de uma Pajero, retiraram parte da peça, de madrugada. "Por que não vão atrás dos bandidos?", questiona a artista plástica.

Obras deterioradas
O DPH pretende estender a mesma operação de recuperação às obras da cidade que estejam deterioradas. Segundo Pires, não será difícil reconquistar o aspecto original das esculturas.
Na região central, a maioria das peças pede restauro. O bronze está coberto de limo, criando um tom esverdeado, no lugar do original marrom escuro.
Há também obras que perderam pedaços, como "Índio Caçador", de João Ferri (1896-1978), na avenida Vieira de Carvalho, cuja lança não tem mais a ponta, e o busto de José Leite Cordeiro, cujos óculos que foram arrancados.
No largo do Arouche, as praças escondem peças importantes da arte brasileira, como "Depois do Banho", de Victor Brecheret (1894-1955), que esculpiu a imagem de uma mulher nua em 1932. Pichada, a obra foi depositada atrás das bancas de flores do local.
As esculturas "Amor Materno", em mármore, e a imagem de uma menina que abraça um bezerro, também em pedra (sem nome nem autor nos cadastros da prefeitura), foram caiadas, o que as descaracterizou. Seria necessário raspá-las para que fosse descoberto o aspecto original das peças.


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