São Paulo, Quinta-feira, 17 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia do Rio transfere 896 para penitenciária Bangu 4

LETÍCIA KFURI
free-lance para a Folha

Os 896 presos da penitenciária Milton Dias Moreira, no complexo da rua Frei Caneca, zona norte do Rio, foram transferidos ontem para a penitenciária Bangu 4, na zona oeste, inaugurada no início do mês. Foi a maior transferência de presos já realizada no Estado.
A remoção aconteceu um dia após a morte de dois detentos na Milton Dias Moreira, que foi desativada. No período de um mês, seis presos foram assassinados no interior da penitenciária.
Segundo as Secretarias de Justiça e Segurança do Estado, a transferência nada tem a ver com as mortes, que teriam acontecido "em consequência de disputa entre forças rivais dos próprios presos".
A operação de remoção, que durou toda a tarde e continuou no início da noite, mobilizou 175 homens da Polícia Militar e do serviço de operações externas do Departamento do Sistema Penitenciário. Os presos foram transferidos em sete ônibus e nove carros.
Um dos detentos sofreu um ataque de epilepsia durante a remoção e foi socorrido pelo serviço médico do complexo da Frei Caneca.
Na penitenciária Bangu 4, os presos, todos com penas superiores a dez anos, participarão de programas de trabalho em marcenaria, lavanderia e costura, no regime de redução de pena.
O governo do Estado do Rio pretende implantar, em um prazo máximo de 40 dias, na Milton Dias Moreira, a primeira casa de custódia do Estado, transferindo para lá os presos que hoje estão indevidamente nas delegacias.
"A princípio temos 900 vagas e vamos ver se é possível ampliar esse número para 1.500, mas ainda não há estimativa de custos", disse o secretário de Justiça do Estado, Sérgio Zveiter. As carceragens das delegacias do Estado do Rio abrigam hoje 7.000 presos.


Texto Anterior: Grupo invade quadra de escola, mata 1 e fere 2 em São Paulo
Próximo Texto: Bomba caseira explode dentro de escola no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.