UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Restrição a veículos voltará a vigorar em 26 de janeiro de 2004, quase uma semana mais tarde que nos dois últimos anos

Rodízio será suspenso a partir de segunda

DA REPORTAGEM LOCAL

O rodízio de veículos em São Paulo será suspenso a partir da próxima segunda-feira, dia 22, em razão das festas de final de ano e das férias escolares, e voltará a vigorar somente em 26 de janeiro de 2004, quase uma semana mais tarde que nos dois últimos anos.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu estender a suspensão do rodízio no ano que vem em razão das comemorações, no dia 25, do aniversário de 450 da cidade de São Paulo -com a realização de uma série de eventos durante a semana.
No começo de 2003, a volta da restrição à circulação dos carros havia acontecido no dia 20 de janeiro. Em 2002, no dia 21. Até então, ela se dava nos primeiros dias de fevereiro, junto com a volta às aulas na maioria das escolas -ela foi antecipada após a constatação de que os congestionamentos pioravam no final de janeiro.
Dados da CET mostram que a quantidade de multas por descumprimento do rodízio vem caindo na capital paulista desde 2001. De janeiro a novembro deste ano, foram computadas 426 mil infrações -queda de 5% em relação ao mesmo período de 2002 e de 19% em relação a 2001. Essa infração é considerada média (R$ 85,12 e quatro pontos na carteira).
A frota de São Paulo supera hoje 5,5 milhões. A restrição atual, que começou a valer no dia 13 de outubro de 1997, proíbe a circulação, de segunda a sexta-feira, de veículos com dois finais de placa. Às segundas, não podem rodar os de finais de placa 1 e 2.
As regras são válidas nos horários de pico -das 7h às 10h e das 17h às 20h- dentro do chamado centro expandido, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, pelas avenidas dos Bandeirantes, das Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Professor Luís Inácio Anhaia Melo e Salim Farah Maluf e pelo complexo viário Maria Maluf.

Trânsito
A capital paulista teve ontem um dia de trânsito complicado, com índices de congestionamento acima da média. Pela manhã, dois acidentes contribuíram para a lentidão. Às 6h, a queda de um cilindro metálico que estava na caçamba de um caminhão que circulava pela 23 de Maio provocou a colisão entre dois carros e a interdição parcial das faixas.
Às 6h25, uma carreta carregada de lixo tombou na marginal Tietê, nas proximidades da ponte das Bandeiras, interrompendo a passagem dos veículos em duas faixas da pista local, em direção à rodovia Ayrton Senna. A retirada da carreta e a limpeza da pista foram concluídas somente às 8h30. O pico de congestionamento pela manhã foi de 90 km, às 10h30 -horário em que a média é de 61 km.


Texto Anterior: Violência: Menina é amarrada e morta a tiros no Rio
Próximo Texto: Sem informação, usuário sofre em novo corredor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.