São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria de Saúde diz que não há epidemia de meningite no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

A Secretaria Municipal de Saúde afastou ontem a possibilidade de o Rio estar vivendo uma epidemia de meningite meningocócica. Neste ano já foram registrados 99 casos da doença e 28 óbitos.
O número de mortes já chega perto do registrado no ano passado, quando 30 pessoas morreram. Em 2001, 182 pessoas contraíram a doença. Para a secretaria, nem no ano de 1995, quando foram registrados 573 casos e cem mortes por meningite, houve epidemia.
A Coordenação de Epidemiologia da secretaria disse que o aumento de notificações da doença é decorrente da chegada do inverno e que o número de casos está dentro do esperado. Eles não divulgaram a quantidade de registros que configuraria epidemia.
No entanto, existe a preocupação com uma forma mais agressiva da doença, já que em alguns casos nem o tratamento com antibióticos está funcionando e a morte tem sido fulminante.
Uma das explicações investigadas pela secretaria para a dificuldade de tratamento nesses casos é a existência de diferentes subtipos da bactéria que causa a doença.
A secretaria disse que, em locais fechados onde há grande concentração de pessoas, a possibilidade de ser contaminado pela bactéria Neisseria meningitidis é maior.
A transmissão da bactéria ocorre pelo ar. Ela se aloja na meninge (membrana que envolve o cérebro). A meningite é a inflamação da membrana e causa febre, dor de cabeça, vômito, rigidez na nuca, convulsões, sonolência, manchas no corpo e alteração e distúrbio dos níveis de consciência.
Segundo a secretaria, há pessoas que, mesmo contaminadas, não desenvolvem a doença. A secretaria alerta que todos os que tiveram contato íntimo com pessoas contaminadas devem procurar unidades de saúde para ser submetidos a tratamento preventivo.



Texto Anterior: Ambiente: Procuradoria federal exige que ANP faça nova inspeção da Shell
Próximo Texto: Sumiço de R$ 2 mi em mercadorias em aeroporto é apurado em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.