São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Agentes se misturam a freqüentadores de danceterias e audições de música clássica em busca de eventuais criminosos

Policiais se disfarçam de turistas em Campos do Jordão

FÁBIO AMATO
DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Policiais civis estão agindo infiltrados em Campos do Jordão para tentar evitar a ação de criminosos desde o início deste mês. Os agentes atuam à paisana e se misturam aos diversos grupos de turistas que visitam a cidade durante a temporada de inverno.
Segundo o delegado titular do Deinter 1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), de São José dos Campos, Claudinê Pascoetto, o objetivo é se antecipar à ação dos bandidos.
A tática da polícia é fazer com que o agente não seja percebido durante a investigação. Para isso, são enviados a cada local específico policiais com um perfil que se confunda com os demais freqüentadores do ambiente.
De acordo com Pascoetto, a tática é a mesma empregada por algumas quadrilhas mais "sofisticadas". "Os grupos criminosos que costumam agir em locais visitados por pessoas de maior poder aquisitivo, como é o caso de Campos do Jordão, não são formados por aqueles bandidos convencionais, mal-ajambrados. Esses criminosos têm um certo verniz e são confundidos com os próprios turistas", disse o delegado.
"Se não temos um bandido tradicional, também não vamos usar policiais convencionais em nossas operações. Por isso, temos desde policiais mais jovens, que são enviados para operações em danceterias, por exemplo, até aqueles de hábitos mais eruditos, que se misturam com as pessoas que freqüentam audições de música clássica", completou.
O trabalho de inteligência da Polícia Civil resultou na prisão, no final de semana passado, de três supostos membros de uma quadrilha que pretendia seqüestrar um comerciante.


Texto Anterior: Gilberto Dimenstein: Estão julgando corretamente Marta Suplicy?
Próximo Texto: Polícia: Ações criminosas no Rio deixam 4 mortos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.