São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

SE VOCÊ NÃO FOI CONTAGIADO

Com quase 800 mil usuários no mundo, rede de relacionamentos desperta paixões, mas também gera muita rejeição

Orkut reúne "amigos" e vira panelinha virtual

LULIE MACEDO
DA REVISTA

Nada como a tecnologia para fazer a gente se sentir obsoleto. As novidades chegam de repente e se instalam com tudo, tornando inevitável aquela sensação de ter perdido o bonde. No caso do Orkut, isso é ainda é mais forte: com 800 mil usuários no mundo -quase metade deles no Brasil-, não ser atingido pela ciranda é praticamente impossível.
Não é preciso entrar na onda. Assim como desperta paixões, o Orkut também gera muita rejeição, normalmente de gente que não vê nenhuma utilidade ou diversão na brincadeira. Mas até para decidir entrar ou não, é bom saber o que está por trás dessa palavra esquisita de pronúncia duvidosa (em inglês, diz-se órkãt, mas o nome é turco).
O site funciona como um clube privé, só entra quem é convidado. Ao aderir à comunidade, cada um constrói uma página pessoal e cria sua lista de amigos, também membros do site. Como o sistema coloca o usuário sob constante avaliação dos demais, o cadastrado é praticamente impelido a dizer a verdade (ou parte dela), do contrário não conseguirá ser identificado pelos outros e receber boas "notas" dos colegas.
Com alguma boa vontade, é possível entender o funcionamento do clubinho. Depois de passar um tempo experimentando, a Revista fez um á-bê-cê dos conceitos mais comuns e de extravagâncias divertidas do site.


Texto Anterior: Polícia: Ações criminosas no Rio deixam 4 mortos
Próximo Texto: Se você já foi contagiado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.