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TRÂNSITO
Levantamento mostra que 4,53 pessoas morreram por grupo de 10 mil veículos na capital paulista em 1996
SP está entre menores médias de morte
LUÍS PEREZ
enviado especial a Brasília
Apesar de ter 17% da frota nacional de veículos, São Paulo é uma
das capitais onde há menos mortes
no trânsito em números relativos
-4,53 por 10 mil veículos.
Levantamento sobre as mortes
no trânsito, referente a 96, foi
apresentado ontem pelo Denatran
(Departamento Nacional de Trânsito) na abertura da Semana do
Trânsito, no Ministério da Justiça.
Vitória é a capital onde há o menor número de mortes (3,16 por
grupo de 10 mil veículos). Em seguida vêm Porto Alegre (3,73),
Florianópolis (3,91) e São Paulo. A
campeã é Belém (PA), com 28,22
mortos para cada 10 mil veículos.
São Paulo tinha frota de 4,7 milhões de veículos em 96. No Brasil,
esse total era de 27,5 milhões.
A cidade do Rio é a nona capital
entre as que têm menos mortes
-6,28 a cada 10 mil veículos.
Entre os Estados, a situação de
São Paulo e do Rio é ainda mais
favorável. Os dois só perdem para
Minas Gerais, que registrou 6,04
mortes por 10 mil veículos.
O Maranhão é o Estado que registrou o maior número -34,03
mortes por grupo de 10 mil veículos. O Rio é o segundo Estado onde
há menos mortes (6,55), e São
Paulo, o terceiro (7,15).
A média de mortes no trânsito
em todo o país foi de 9,78 (nos Estados) e 6,92 (nas capitais). Em 96,
morreram 26.903 pessoas em acidentes de trânsito no Brasil. Se ainda vigorassem os índices de 1960,
teriam morrido cerca de 100 mil
pessoas no ano passado. Em 1960,
a média de mortes por grupo de 10
mil veículos foi de 74,43, mas a frota era menor (veja quadro).
Números absolutos
Embora seja uma das cidades
com menor índice relativo de mortes, em termos absolutos São Paulo lidera o ranking. Morreram no
trânsito da cidade 2.133 pessoas
em 96. Foram 35.276 acidentes,
com 43.231 vítimas.
São Paulo foi a única cidade em
que o número de vítimas fatais ultrapassou a casa dos milhares.
O ministro da Justiça, Iris Rezende, disse que a situação melhorou
muito, mas que os índices do Brasil estão distantes dos registrados
nos países mais desenvolvidos.
No Japão, por exemplo, há 1,8
morte por grupo de 10 mil veículos. Na Itália, esse índice é de 2,1, e
no Canadá, de 2,3. Já a África do
Sul tem número maior: 17,8. A
campeã é a Coréia, com 22,3.
Outro assunto abordado na
abertura da Semana do Trânsito
foi o novo Código Nacional de
Trânsito, que entrará em vigor 120
dias depois de sancionado pelo
presidente da República.
Segundo o ministro, o novo código vai "incomodar os bolsos das
pessoas", em razão das multas,
que são mais pesadas, mas vão diminuir o número de mortes no
trânsito.
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