São Paulo, Sábado, 18 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP quer Febem em prédio desativado

da Reportagem Local

O governo do Estado de São Paulo está analisando oito prédios desativados na capital para avaliar a possibilidade de eles serem transformados em unidades da Febem em regime emergencial. De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Edsom Ortega, os prédios serviram a fábricas, escolas e hospitais, todos já desativados.
Os prédios receberiam adolescentes de menor periculosidade, abrindo espaço nas unidades já existentes para os menores que estão nas cadeias do Estado.
Ortega revelou os planos do governo ontem, durante a cerimônia de posse do novo secretário da Administração Penitenciária.
O secretário se dizia indignado porque, de acordo com ele, as obras de reforma em um desses oito prédios já haviam começado, mas a construção foi invadida e depredada por vizinhos na noite de quarta-feira.
"Todo mundo diz que os adolescente não podem ficar nas cadeias. Nós concordamos. Mas quando buscamos soluções, a mesma sociedade que critica a internação nas cadeias não quer receber as unidades da Febem."
O prédio atacado fica na Vila Formosa (zona leste de SP) e já abrigou uma escola, desativada por falta de demanda na região, segundo o governo.
Por resistência da comunidade e falta de condições técnicas dos prédios, 7 das 15 construções selecionadas já foram descartadas.
Das oito restantes, Ortega só revelou a localização de duas -a da Vila Formosa e a do Brás, que surgirá, na verdade, da reforma de um prédio da própria Febem.
"Não digo onde são as outras antes de conversarmos com os vizinhos. Caso contrário, a destruição pode se repetir", afirmou o secretário. As conversas devem começar na semana que vem.
De acordo com Ortega, se os prédio não forem aceitos pela vizinhança, os menores terão que ficar nas cadeias por seis meses, tempo necessário para que sejam concluídas as obras de algumas unidades da Febem. (SC)

Texto Anterior: Convênio e redução de penas são prioridades
Próximo Texto: Promotor quer retirar menores do Cadeião de Santo André
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.