São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM TRINCHEIRA

No ano passado foram, em média 60 casos por dia

Registro de roubo a pedestre no Rio é o maior desde 1991

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

O número de registros de roubos a pedestres no Estado do Rio em 2004 foi o maior dos últimos 13 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança, em todo o ano passado, foram 22.256 casos, recorde desde 1991, quando a pasta começou a divulgar mensalmente as estatísticas de criminalidade. Ou seja, em média, 60 pessoas foram assaltadas por dia no Rio em 2004.
Três itens apresentaram aumento no ano passado comparando com 2003. Os roubos a pedestres subiram 24,4% -4.372 casos a mais. Os roubos em ônibus cresceram 11,7%, e os registros de latrocínio (roubo seguido de morte) apresentaram um acréscimo de 3,4%.
Os outros sete itens considerados principais pela Secretaria de Segurança tiveram uma redução comparando-se 2004 com 2003 (6.438 contra 6.624). A maior queda percentual ocorreu nos registros de roubos a banco- 33,9% ou 19 casos a menos.
O número de homicídios se manteve estável no Rio em 2004. Houve um decréscimo de 2,8% apenas ou 186 casos a menos do que 2003. A estatística, no entanto, não leva em conta os casos de encontros de corpos e de ossadas, que poderiam elevar o número de homicídios. Só no ano passado, foram achados 1.743 cadáveres.

Explicações
Responsável pela elaboração das estatísticas, a presidente do Instituto de Segurança Pública, Ana Paula de Miranda, disse que o aumento no número de roubos a pedestres pode ter ocorrido porque a pasta passou a incluir no item registros que, antes de junho, eram computados como roubo a celular. Segundo ela, até junho, a secretaria percebeu que os registros de roubo a telefone celular estavam sendo feitos de maneira errada- em muitos casos, havia o roubo do celular e também de outros pertences da mesma vítima.
O número de ocorrências no Estado tende a subir em 2005. A partir deste mês, os boletins da PM serão incluídos nas estatísticas.


Texto Anterior: Déjà vu: Ícone dos anos 80, Rose Bom Bom volta à ativa para unir tribos
Próximo Texto: Violência: Em meia hora, 20 homens roubam três bancos no interior da Paraíba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.