São Paulo, quinta, 19 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moraes Moreira vira "cidadão do frevo"

da Agência Folha, em Recife

Recife homenageou ontem o cantor baiano que mais se apresenta nos Carnavais de Pernambuco e que é admirado até pelos mais puristas defensores do frevo -Moraes Moreira.
A homenagem foi o título de Cidadão de Recife, concedido na Câmara de Vereadores, em ato embalado pelo som do grupo de maracatu Nação Erê e dos frevos tradicionais do Bloco das Ilusões.
"De coração, ele é pernambucaníssimo", disse o vereador João Negromonte (PMDB), autor do projeto.
Um dos pioneiros do grupo "Novos Baianos", e primeiro artista a cantar em um trio elétrico (que até então fazia apenas som instrumental), Moraes Moreira, 50, caiu nas graças dos pernambucanos por três motivos.
Primeiro, por ter criticado o suposto caráter mercantil do Carnaval baiano, em que as pessoas têm de pagar para brincar .
Segundo, por frequentemente gravar músicas de frevo, como o sucesso "Vassourinhas", de 1979.
O terceiro motivo é, para os pernambucanos, o mais importante: Moraes Moreira reconhece que o trio elétrico foi inspirado pelo bloco de frevo Vassourinhas -fato histórico que enche de orgulho os pernambucanos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.