São Paulo, quinta, 19 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calouro denuncia trote violento em MS

da Agência Folha, em Campo Grande

A comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul reúne-se hoje com representantes dos centros acadêmicos e da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para apurar a acusação de trote violento que teria ocorrido anteontem no campus universitário.
Um calouro do curso de engenharia civil procurou a OAB para acusar cerca de 15 veteranos de o obrigarem a engolir ovos de galinha estragados e ainda tentarem introduzir um ovo em seu ânus.
O nome do calouro, de 17 anos de idade, está sendo mantido em sigilo a pedido de sua família, porque os veteranos também o teriam ameaçado de violência, caso denunciasse o trote.
O calouro disse à comissão que foi atacado após fazer a matrícula na faculdade. Ele teria sido jogado numa poça de lama e arrastado para um local escondido por árvores, onde passou a sofrer outras violências.
A mãe do rapaz disse à OAB que ele retornou para casa "em estado de choque". O rapaz já havia passado por dois outros trotes em duas universidades em que foi aprovado este ano, mas apenas com pinturas pelo corpo.

Extorsão
O advogado Joatan Loureiro, 42, membro da comissão da OAB, disse que ontem ele também presenciou um trote com "extorsão" no campus da universidade, em que os veteranos exigiam R$ 5 dos calouros.
"Eram todos coagidos", afirmou o advogado. Na reunião de hoje, em que devem estar também presentes representantes do Ministério Público estadual e federal, o advogado disse que vai pedir "mais cidadania" nos trotes.
"Ninguém quer acabar com a tradição, mas é preciso limites e respeito à individualidade de cada estudante", disse Loureiro.
O coordenador do curso de engenharia civil, Alcides Higa, foi procurado ontem à tarde para falar sobre o assunto, mas estava numa reunião de departamento.
Ninguém na assessoria de imprensa da universidade quis falar sobre o assunto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.