UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colegas andam escoltados

DA AGÊNCIA FOLHA

A repercussão do assassinato do juiz-corregedor Antonio José Machado Dias, 47, está levando magistrados a darem maior atenção à sua segurança.
Em Presidente Prudente (SP), palco da emboscada de que Dias foi vítima na sexta-feira passada, a maioria dos dez promotores e dos dez juízes das cinco varas cíveis, três criminais e uma de execução penal passaram a andar escoltados, o que antes dispensavam.
Juízes de Marília também se mobilizaram e conseguiram um reforço da sua segurança e da vigilância do prédio do fórum. "Uma situação dessa natureza nos coloca numa posição defensiva", declarou o juiz-corregedor, Décio Divanir Mazeto.
O Tribunal de Justiça e a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo estão elaborando um projeto para reforçar a proteção aos juízes e aos fóruns do Estado, que deve ser divulgado nesta semana.
Segundo o tribunal, há 34 juízes-corregedores no interior e 12 na capital, que são os responsáveis pelos casos de execução penal, ou seja, decidem se atendem ou não aos pedidos dos presos. Do efetivo de 90 mil soldados da Polícia Militar, 785 estão à disposição do Poder Judiciário.

Outros Estados
No Espírito Santo, o governador Paulo Hartung (PSB) determinou desde ontem que todos os juízes envolvidos em processos contra o crime organizado tenham proteção da PM.
Os dois juízes prisionais que lidam com os inquéritos receberão escolta durante todo o dia. Os familiares dos magistrados também serão protegidos.
Em Alagoas, três juízes, um promotor e um ex-governador dispõem de escolta fornecida pela PM. No caso do juiz Hélder Loureiro, um carro da polícia também compõe o aparato.
Todos tiveram atuação destacada nas investigações e prisões de integrantes da "gangue fardada", quadrilha formada basicamente por PMs que praticavam assassinatos de aluguel, extorsão de dinheiro e roubo de carros e bancos.


Texto Anterior: SP pede a ministro mais rigor com preso
Próximo Texto: Só Campinas recebe segurança
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.