São Paulo, domingo, 19 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polígono é alternativa de vida

da Sucursal de Brasília

O chamado polígono da maconha é formado pelo quadrilátero imaginário ligando as cidades de Caraibeiras, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, tendo como limite o rio São Francisco. É território de Pernambuco, embora o plantio da maconha também ocorra nos Estados da Bahia e do Ceará.
O cultivo da Cannabis sativa lineu (maconha) na região é facilitado pela fertilidade do solo, pelo clima seco e quente, pela irrigação proporcionada pelo São Francisco, pela existência de áreas isoladas e, principalmente, pela retração da produção agrícola.
A falência de pelo menos quatro projetos de assentamento (Caraíbas, Brígida, Barreiras e Angicos) para mais de 10 mil famílias, removidas por causa da construção de hidrelétricas na região, propiciou o surgimento da maconha como alternativa de sobrevivência dos pequenos agricultores, uma vez que se paga cerca de dez vezes mais por ela do que pelos cultivos tradicionais (cebola, tomate, milho e feijão). (WF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.