São Paulo, domingo, 19 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultivos ilegais serão rastreados por satélite

da Reportagem Local

A ONU (Organização das Nações Unidas) vai implantar no início de 1999 um sistema de monitoramento via satélite para localizar plantações de coca e de papoula nos sete principais países produtores dessas drogas no mundo.
"Esse sistema vai contribuir para a nossa meta de acabar com as plantações dessas drogas até o ano 2008", disse o chefe de Operações do UNDCP (Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas), Giovanni Quaglia.
Segundo ele, o sistema de controle por satélite vai atingir Peru, Bolívia e Colômbia, na América Latina, e Laos, Vietnã, Tailândia e Myanma (ex-Birmânia), na Ásia. Os primeiros são produtores de coca e os demais, de ópio.
"Muitas vezes, esses países têm dificuldades de controle territorial", afirmou Quaglia, para justificar a implantação do programa pela ONU.
O projeto, de US$ 15 milhões anuais, vai ser financiado pelos 18 maiores países integrantes da comunidade internacional.
O projeto pretende ainda investir US$ 1 bilhão por ano em programas alternativos de desenvolvimento nas regiões hoje dominadas pela indústria do tráfico. (AL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.