São Paulo, domingo, 19 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIA JUSTA
Mulheres apostam em 'big' seios

MALU GASPAR
da Reportagem Local

O bumbum, parte do corpo da mulher preferida por dez entre dez homens, está começando a perder espaço entre as preocupações de beleza das mulheres brasileiras. Os seios, antes arma complementar na sedução, ganham, a cada dia, mais atenção e tamanho.
"As mulheres têm procurado cada vez mais aumentar o tamanho dos seios, e o principal objetivo é ganhar feminilidade", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Farid Hakme.
Segundo estimativa, as cirurgias para aumento do seios aumentaram 40% nos últimos dois anos. Hoje, elas são responsáveis por 30% das cirurgias plásticas realizadas nessa região do corpo.
"Fiz a cirurgia para me sentir mais mulher, não foi para agradar nenhum homem. Mas depois que fiz a plástica minha auto-estima cresceu bastante, e passei a ser mais atraente", diz a psicóloga Sueli Bueno, 45, que adiou 17 anos o projeto de fazer um implante de silicone, por medo.
"Uma das teorias sobre a função dos seios no corpo, já que não é necessário que sejam grandes para a amamentação, é que eles funcionam como uma propaganda para os homens da capacidade reprodutiva da mulher", diz o professor de relacionamento amoroso da Faculdade de Psicologia da USP Ailton Amélio da Silva.
Sueli diz ter feito a plástica quando descobriu que seus seios, antes pequenos, poderiam ficar maiores e mais bonitos quando ficou grávida. "Comecei a achá-los lindos grandes como estavam e queria que continuassem daquele jeito."
Mesmo mulheres bonitas e famosas, como a apresentadora Xuxa, tidas como modelo de beleza para um bom número de mulheres, andam pensando em dar um realce aos seios. Recentemente, Xuxa declarou que, depois de ter a filha, Sacha, deve fazer um implante para que seus seios continuem fartos como na gravidez.
Como ela, a cantora Baby do Brasil, 46, seis filhos, sentiu saudade dos seios fartos de suas gravidezes e, há dois anos, fez implante de silicone. Diz estar "amando" o resultado. "Minha libido aumentou muito." (leia texto ao lado).
A terapeuta de casais Clarice Skalkovicz diz que essa vontade de realçar ou aumentar o tamanho dos seios está diretamente ligada à sexualidade.
"As mulheres têm competido cada vez mais pelos homens, e, para ter sucesso, é preciso ter algo mais que as outras mulheres. Os homens se sentem atraídos pelos seios porque essa parte do corpo representa a maternidade, o aconchego. Elas estão procurando por relações estáveis, então, procuram aumentar os seios."
Dois anos depois de ter feito a primeira plástica, a modelo e atriz Marinara, que era policial, fez sucesso entre os homens por ter posado nua para a revista "Playboy". Hoje, ela diz que pretende aumentar de novo os seios.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.