São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Além da extensão da Radial Leste, Plano Diretor prevê prolongamento das avs. Jacu-Pêssego e Água Espraiada até 2006

Projetos viários priorizam zona leste de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A zona leste é a principal beneficiada pela abertura de novas avenidas, seguida pela zona sul, enquanto a zona norte não tem nenhuma intervenção prevista para os próximos quatro anos. Essa é a ordem de prioridades estabelecida para a rede viária paulistana no Plano Diretor, já sancionado pela prefeita Marta Suplicy (PT).
O plano prevê mudanças na rede viária até 2006 nas áreas de 15 das 31 subprefeituras. Entre as obras elencadas estão a extensão da Radial Leste e os prolongamentos das avenidas Jacu-Pêssego, Água Espraiada e da marginal Pinheiros, que deverá chegar até Jurubatuba, passando perto do autódromo de Interlagos.
Para 2012, 28 das 31 subprefeituras paulistanas foram contempladas. A mais importante mudança é a criação de uma via paralela à marginal Tietê, com a função da avenida Marquês de São Vicente, só que do outro lado do rio.
As melhorias de curto e médio prazos na zona leste facilitam a criação de eixos para ligar Guarulhos ao ABC paulista. Essa alternativa pode desafogar a demanda de viagens dos bairros periféricos à região central. "Essa ligação é estratégica porque viabiliza um contato de regiões que estão crescendo demais", diz Jaime Waisman, professor da Escola Politécnica da USP. Constam no Plano Diretor extensões viárias na zona leste nesse mesmo sentido norte-sul, Guarulhos-ABC.

Especialistas
A falta de projetos na zona norte é encarada com naturalidade pelos especialistas, porque a área é considerada "delicada" para interferências viárias, tanto em razão da topografia como pela proximidade da serra da Cantareira.
A prioridade à zona leste é elogiada. Mas algumas vias nas demais regiões enfrentam ressalvas.
O urbanista Cândido Malta diz temer pela utilidade da extensão da Água Espraiada, que deve chegar à rodovia dos Imigrantes.
"Ela será uma alternativa apenas parcial à avenida dos Bandeirantes porque não terá continuidade", afirma ele.
O prolongamento da marginal Pinheiros, segundo Luiz Célio Bottura, do Instituto de Engenharia, poderia ser trocado por "soluções melhores, como a passagem do Rodoanel pela região".
No centro expandido, as interferências viárias para 2006 serão concentradas em melhorias da Operação Urbana Faria Lima.

Projetos
O secretário da Infra-Estrutura Urbana, Roberto Bortolotto, afirma que os projetos básicos do prolongamento da marginal Pinheiros já foram contratados e serão concluídos ainda neste ano.
As mudanças na avenida Água Espraiada foram apresentadas pela Emurb e terão recursos da operação na Faria Lima. (AI)


Texto Anterior: Urbanismo: Acordo permite extensão da Radial Leste
Próximo Texto: Relatório aponta falhas na Eusébio Matoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.