São Paulo, sábado, 19 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIVERSÁRIO
Hotel Copacabana Palace comemora 75 anos 'com atraso' e promete surpresas na festa de hoje à noite
500 convidados cantam parabéns a hotel no RJ

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

O piso em mármore de Carrara está brilhando, assim como todos os lustres de cristal tcheco. A fachada recém-pintada em tons de areia receberá uma iluminação especial para realçar seu estilo neoclássico.
Hoje à noite, quando os 500 convidados para a festa de seu aniversário começarem a chegar, o hotel Copacabana Palace mostrará todo o glamour que o tornou famoso em seus 75 anos de existência.
Os detalhes da festa "black tie" são mantidos em segredo pela equipe de 420 funcionários do hotel. Sabe-se que o escritor Mauro Rasi preparou um pequeno texto teatral contando a história do Copa -como o hotel é conhecido pelos cariocas. "Estamos preparando uma surpresa para nossos convidados", diz Cláudia Fialho, relações-públicas do hotel.
A festa começa nos salões do primeiro andar do hotel, voltados para a praia de Copacabana. Mais tarde, os convidados cantarão "Parabéns pra Você" à beira da piscina.
A festa dos 75 anos do hotel acontece com um pequeno atraso. Na verdade, o hotel construído pela família Guinle foi inaugurado em 13 de agosto de 1923. Na época, no entanto, não houve uma festa de inauguração, o que só aconteceu um mês depois, quando foi realizado um grande baile com a participação da bailarina Mistinguett, uma celebridade da época.
"Por isso só estamos comemorando agora", explica Cláudia.
Epitácio Pessoa era o presidente do Brasil quando o empresário Octávio Guinle decidiu construir um hotel que pudesse receber personalidades estrangeiras.
Contratou o arquiteto francês Joseph Gire para que projetasse um hotel inspirado nos hotéis Negresco e Carlton, na Côte D"Azur (litoral da França). Materiais e operários foram trazidos da Europa para a construção do Copa.
O hotel foi tombado em 1986 e em 1989 foi vendido pela família Guinle para o grupo Orient Express Hotels, que fez uma reforma em suas instalações.
O Copacabana Palace tem 226 quartos -7 deles suítes com área de até 110 metros quadrados e diárias que podem chegar a US$ 1.350.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.