São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
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Diretor nega falha em manutenção

da Reportagem Local

O diretor de operações do Metrô, Paulo Celso Mano Moreira da Silva, 54, disse ontem que o disco de freio que se soltou de um dos vagões "foi trocado há aproximadamente 30 dias". Por enquanto, essa é considerada a provável causa do acidente.
Silva afirmou que o disco de freio tem uma vida útil de "10 mil a 15 mil quilômetros". Segundo o diretor de operações, cada trem roda por mês, em média, 300 quilômetros.
Silva rebateu as acusações do Sindicato dos Metroviários e do deputado estadual Carlos Zarattini (PT) de que a falta de mão-de-obra tenha contribuído para o acidente.
Ele admitiu, porém, que "parte da manutenção é terceirizada", mas observou que isso acontece "há muitos anos". De acordo com o diretor de operações, o Metrô mantém contratos com empresas para a manutenção de motores de tração, sistema de ventilação e limpeza de vias.
"A substituição do serviço de freios, por exemplo, é feita por funcionários da própria companhia", afirmou. "As críticas que o sindicato e o deputado estão fazendo são descabidas e acabam gerando desconfiança contra colegas de serviço."
Silva afirmou que o PDV (Plano de Demissões Voluntária) aberto no mês passado excluiu da adesão funcionários da operação e da manutenção. "A maioria que se desligou era engenheiro e chefe."
Ele também aproveitou para criticar Zarattini, que foi secretário-geral do sindicato. "Ele fala o que quer. Mas uma classe em que menos se pode confiar é a dos deputados", afirmou o diretor do Metrô.
Quanto à participação da Alsthon na companhia, Silva disse que a empresa não faz manutenção no Metrô. "Ela fornece trens novos", disse. De acordo com Silva, "não há planos para contratá-la para serviços de manutenção".
O diretor de operações afirmou que a acusação do Sindicato dos Metroviários de reaproveitamento de peças também não procede. "Não existe falta de peças e não seríamos loucos de reutilizá-las."
Moreira da Silva afirmou que será feita uma investigação para determinar o que realmente provocou o acidente.


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