São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Reunião de cientistas sociais termina no sábado

Governo FHC é tema de encontro de ciências sociais em Caxambu

FERNANDO DE BARROS E SILVA
da Reportagem Local

O 23º encontro da Anpocs (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), a mais importante reunião das ciências sociais no Brasil, começa hoje em Caxambu, Minas Gerais, tendo como principais temas de discussão o revés atual do governo Fernando Henrique Cardoso, por um lado, e o papel público do intelectual, por outro.
"A responsabilidade do intelectual, o poder e a conjuntura política serão os assuntos mais quentes, dos quais a comunidade acadêmica não pode se alhear", diz o secretário-geral da Anpocs, Sérgio Adorno, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência e professor do departamento de sociologia da USP.
O governo FHC é alvo de uma mesa-redonda na sexta-feira intitulada "Conjuntura Política", coordenada pela presidente da Anpocs, a cientista política Argelina Figueiredo, pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
Também na sexta-feira outras duas mesas-redondas discutem "O Intelectual Público no Século 21" e a "Reforma do Ensino Superior e Políticas Públicas", este último um dos capítulos mais controversos do governo FHC, acusado frequentemente pelo meio acadêmico de não ter políticas claras para universidade pública.
A Anpocs deve eleger hoje à noite seu novo presidente, o cientista político Renato Boschi, do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), que passa a exercer a função, por dois anos, após o término do encontro, no sábado.
Serão lançados na Anpocs três livros sobre "O Que Se Deve Ler em Ciências Sociais no Brasil nos Últimos 25 Anos", um para cada área (sociologia, ciência política e antropologia), que abarca a produção nacional entre 1970 e 1995.





Texto Anterior: Goiás aciona fabricantes de cigarros nos EUA
Próximo Texto: Cidadania: Unesco dá prêmio para catadora de lixo de MG
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.