São Paulo, Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS

CET classifica impacto de "tolerável", mas aumento deve chegar a 30% no futuro

Trânsito cresce 15% com shopping

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

No primeiro dia de funcionamento comercial do shopping Pátio Higienópolis, ontem, houve aumento de até 15% no trânsito da região central de São Paulo, segundo balanço parcial divulgado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A medição foi feita durante a manhã e início da tarde nas ruas e avenidas que formam o quadrilátero do shopping: Angélica, Higienópolis, Dr. Veiga Filho e Albuquerque Lins. Sem o empreendimento, as ruas do quadrilátero do shopping registravam volume de 1.200 a 3.000 veículos por hora.
A CET classificou como "tolerável" o impacto no trânsito provocado pela inauguração do empreendimento.
A previsão é que o volume de veículos da região aumente 30% até o final de janeiro do próximo ano, quando o shopping deverá estar funcionando com todas as suas lojas e atrações.
"O primeiro dia não serve como parâmetro porque o shopping ainda não abriu todas as lojas", disse a diretora da Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis, Sandra Vieira de Carvalho. "Temos medo de perder a tranquilidade do final de semana. O bairro já é saturado e as ruas são estreitas."
O shopping começou a funcionar ontem com 200 das 220 lojas previstas. Até janeiro, o Pátio Higienópolis ainda vai inaugurar um teatro, seis salas de cinema e uma pista de cooper.
Para minimizar o impacto da abertura do novo shopping sobre o trânsito, a CET informou que eliminou cerca de 30 vagas de estacionamento ao redor do Pátio Higienópolis.
O chefe de engenharia da gerência que cuida da área, Dawton Gaia, disse que o objetivo da medida foi aumentar a capacidade das ruas de acesso ao shopping.
No primeiro dia de funcionamento, a administração do shopping informou que o único problema ocorreu na hora da abertura. O estacionamento abriu com 15 minutos de atraso.
O atraso deixou ainda mais lento o trânsito das ruas com acesso ao estacionamento (Higienópolis e Dr. Veiga Filho), que tinham filas de veículos desde as 9h30.


Texto Anterior: Cidadania: Unesco dá prêmio para catadora de lixo de MG
Próximo Texto: Litoral: Dois morrem em incêndio em prédio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.